Meio Ambiente já realizou 3 mil registros de animais (RGA)

Cerca de três mil registros (Registro Geral Animal) de cães, gatos, equinos e muares (mulas) já foram realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Gerência de Trabalho Comunitário de Proteção Animal, desde julho. O cadastro pode ser ainda realizado pelo proprietário do animal, na rua Lamartine Delamare, 153, telefone 3955-9700, com RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação.

O registro é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade. Para maior segurança do animal, além do RGA, recomenda-se também o uso de uma identificação na coleira contendo nome e telefone do proprietário. Caso o animal se perca, aumentam as chances de ser encontrado.

A Gerência vem realizando ainda feiras mensais de adoção nos parques e em eventos e campanhas de adoção responsável nas escolas municipais. Tem se dedicado também ao levantamento de diagnósticos dos animais domésticos de Jacareí, efetuando cadastramento, principalmente em relação a castração e vacinação, nos bairros Primeiro de Maio, Alvorada, Santana, Parateí e 22 de Abril.

O prefeito Izaias Santana também já determinou a Secretaria de Planejamento que identifique um terreno adequado para a instalação de um novo abrigo de animais. A Administração Municipal vem adotando uma política pública de proteção animal. “Não basta abrigar, é preciso um programa amplo, com a participação da comunidade e das ONGs, para que os animais sejam castrados, vacinados e tratados com respeito e responsabilidade, e somente em casos extremos serem encaminhados para o Centro de Observação Animal (canil) ou para adoção”, destaca a secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)