Meio Ambiente conclui curso de Jardinagem na Praça da Matriz

Depois de cinco meses de muito aprendizado e troca, os alunos de Paisagismo e Jardinagem da Secretaria de Meio Ambiente concluíram o curso com aulas práticas em duas praças revitalizadas, além de vários canteiros no Parque dos Eucaliptos e 40 novas árvores plantadas.

O último trabalho foi na praça Padre Anchieta (Praça da Igreja Matriz), que recebeu atenção especial da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e dos alunos do curso. Foram plantadas três árvores e os canteiros receberam mudas de flores.

Para o diretor de Parques e Áreas Verdes Marcos Maturano, “tudo com muita inspiração e certeza de que esta parceria e esses encontros ainda darão muitos frutos e flores”, comentou. O curso foi oferecido e aplicado em parceria entre as Diretorias de Sustentabilidade e Educação Ambiental, Parques e Áreas Verdes e Meio Ambiente, além do convênio com o IFSP. As aulas foram realizadas aos sábados.

As atividades foram teóricas e práticas e abrangeram estudo de solos, compostagem, adubação, viveirismo, desenvolvimento de projetos, plantio e manutenção de paisagens. Maturano agradece a todos pelo apoio durante o curso e a parceria fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, especialmente ao diretor Wagner Castro, e a engenheira agrônoma Raquel Mattana.

E, principalmente, minha gratidão a todos os participantes do curso que dedicaram finais de semana, suor, entrega para concluírem mais esta missão, este ciclo, que com certeza abre novos horizontes para todos nós. Parabéns a todos!!!”, destacou o diretor.

Os encontros tiveram ainda a participação como instrutores dos paisagistas Mário Tamakoshi, Mário Scalambrino da FATEC, do vice-prefeito Edgard Sasaki, da secretária de Planejamento Rosa Sasaki e do engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente Marcelo Zardo.