Mais uma família é beneficiada com reforma do ‘Bem Morar’

A Fundação Pró-Lar de Jacareí entregou na manhã de quinta-feira (20) mais uma residência reformada pelo programa Bem Morar. Os beneficiados foram José Ailton e Jussara Cruz e seus quatro filhos, que residem no Jardim do Vale.

A entrega foi feita pelo prefeito Izaias Santana e pela presidente da Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França, acompanhados da equipe técnica e social da fundação, entre outras autoridades.

Há um ano, ter a casa livre da poeira e cozinha e banheiros reformados era um sonho distante de se realizar para o casal. Uma vez que o único salário fixo é o da esposa, que trabalha como auxiliar de limpeza. E mesmo juntando com o que Ailton, que está desempregado, ganha fazendo “bicos” como motoboy, a renda não é suficiente para dar impulso na pequena reforma. “O que a gente ganha mal dá para comprar comida e pagar as contas de luz e água. A gente até tenta economizar, mas é difícil fazer uma reforma como essa”, comenta Ailton.

Conforme o regulamento do Bem Morar, Ailton também trabalhou como ajudante na reforma. “Para mim foi uma alegria ajudar na reforma da minha casa e também aprendi bastante para realizar outras melhorias”, diz.

Enquanto caminha pela casa, Jussara contempla as melhorias que a reforma proporcionou. “É tão bom ver a cozinha tão bonita, o chão com pisos, livre da poeira. Eu precisava jogar água antes de varrer para não levantar tanto pó”, lembra. Além de pisos e revestimentos na cozinha e banheiro, foram feitos o forro do teto em PVC, reforma das redes elétricas e hidráulicas.

O programa Bem Morar é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí e foi criado em maio do ano passado. O objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade.

As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Fundação Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia.

Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.

O programa também contempla a participação do morador na execução da obra. “É um entendimento de que ao ajudar na execução da obra, o morador se compromete mais com a própria habitação”, comenta a presidente da Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França.

O programa já beneficiou moradias nos bairros Terras da Conceição, Rio Comprido e Jardim do Vale.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)