‘Mais Médicos’: Jacareí já conta com 33 profissionais nas Unidades de Saúde

Escutar áudio do texto

“Foi minha primeira consulta com ele e estou encantada”, comentou a munícipe Lidia Mara, de 38 anos. Ela foi uma das pacientes do Dr. Luis Guilherme, médico que iniciou os atendimentos pelo programa ‘Mais Médicos’ na Unidade de Saúde do Parque Meia-Lua, há uma semana.

Luis está na lista dos 33  profissionais recém-ingressados do programa em Jacareí. Ainda são esperados outros 8 profissionais até o fim do ano. Ao todo, o edital realizado pelo Ministério da Saúde cadastrou 41 profissionais para Jacareí.

Para Luis Guilherme, médico generalista, essa primeira semana foi uma realização profissional. “Atualmente, nós, profissionais da saúde, estamos habituados ao excesso de pacientes, onde quase não vemos retornos e não se cria vínculo. Nesta uma semana, vi que a proposta é diferente, estou marcando retornos, fazendo visitas nas casas de pacientes acamados e criando vínculos importantes com cada um deles. Este modo de trabalho é exatamente o motivo que me fez estudar medicina”, pontuou.

A Secretaria de Saúde informa ainda que todas as Unidades de Saúde do município já contam com pelo menos um profissional credenciado pelo programa realizando os atendimentos, sem falar nos profissionais que prestaram concurso.

Mesmo com a saída dos médicos cubanos conveniados pelo programa, em novembro deste ano, a população teve os prejuízos minimizados. Isso porque o município contratou 10.264 consultas entre os meses de novembro e dezembro pelo sistema de credenciamento, para não haver reagendamentos de consultas previamente agendadas.

(Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)