Jacareienses vivenciam desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência

Experimento Social: A vivência Sentido na Pele” foi aplicada na quinta-feira (21), no Pátio dos Trilhos. A ação também fez parte da “Virada da Mobilidade” e a intenção foi estimular um olhar mais significativo da comunidade em relação as pessoas com deficiência.

O agente social da Diretoria de Acessibilidade, Admilson Floriano, explica que o objetivo foi levar a questão da acessibilidade para a vida das pessoas. “A ideia foi fazer com que a comunidade vivenciasse as dificuldades despertando a empatia”, comenta.

“Eu já estou nessa luta há mais de 40 anos. Sofri um acidente com 7 anos e desde então eu tenho o conhecimento dos desafios do dia a dia das pessoas com algum tipo de deficiência”, explica.

Munícipes que passavam pela região e quiseram participar da ação foram vendados ou usaram a cadeira de rodas para se colocarem no lugar de quem possui algum tipo de deficiência.

A ação foi desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Conselho de Pessoas com Deficiência e as entidades CEPAC (Associação “Criança Especial” de Pais Companheiros), ASPAD (Associação de Pais e Amigos do Down) e JAM (Jacareí Ampara Menores).

Também participaram da vivência de cadeiras de rodas os funcionários da equipe operacional da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e que executam os serviços de rebaixamento de guias, rampas e revitalização das calçadas.

O mestre de obra da Secretaria de Infraestrutura, José Heleno Teixeira, explica o que sentiu vivenciando os desafios de um cadeirante. “Percebi a dificuldade ao percorrer os trilhos, por exemplo. Senti insegurança e também como é preciso ter muita força nos braços para se locomover. Estamos realizando a adequação em várias calçadas e bocas de lobo e agora percebi ainda mais a importância do nosso trabalho”, comenta.

(Luciana Valadares/PMJ – FOTOS: CRISTINA REIS/PMJ)