Jacareí volta a integrar o Mapa Nacional do Turismo

Município volta a integrar grupo de cidades com forte potencial turístico e se torna elegível a receber incentivos do Governo Federal

Jacareí passará a reintegrar o Mapa Nacional do Turismo. Em 2016, após um processo do Governo Federal que visava otimizar os recursos empregados no setor, a cidade havia deixado de fazer parte do roteiro turístico.

Integrando a categoria “Rios do Vale”, o município se torna elegível para receber incentivos do Governo Federal destinados a fomentação do turismo na região.

A novidade vem de encontro a outras ações implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que no último dia 8 teve a aprovação do ‘Plano Municipal do Turismo’ na Câmara dos Vereadores. O projeto tem como objetivo destacar os principais pontos turísticos do município e maneiras de torná-los mais atrativos, evidenciando a localização geográfica e todos os aspectos históricos da cidade.

Carlos Amagai, secretário de Desenvolvimento Econômico, comentou que “este é um passo importante para o turismo de Jacareí, pois de agora em diante podemos reivindicar verbas dos governos Estadual e Federal para incrementar o nosso turismo”.

O mapa, que passa a ser atualizado a cada dois anos a partir desta edição, faz parte de uma estratégia do Plano ‘Brasil + Turismo’, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país.

O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo Marx Beltrão por meio de sua assessoria.

A novidade vem ao encontro de outras ações implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que no último dia 8 teve a aprovação do ‘Plano Municipal do Turismo’ na Câmara dos Vereadores. O projeto tem como objetivo destacar os principais pontos turísticos do município e maneiras de torná-los mais atrativos, evidenciando a localização geográfica e todos os aspectos históricos da cidade.

Novo mapa: Em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

Categorização: Jacareí foi considerado categoria ‘C’ no Turismo. A categorização leva em consideração o desempenho da economia visando otimizar o repasse de recursos públicos. De acordo com o novo mapa, 147 municípios do estado de São Paulo estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os demais 285 municípios figuram nas categorias D e E.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)