Jacareí vira referência como município ‘bom pagador’

No mês de janeiro, Jacareí foi avaliada como um município bom pagador pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A cidade recebeu nota “A” referente a capacidade de pagamento (Nota CAPAG). Antes, o município era avaliado com o índice “C”, o que dificultava o processo de busca de empréstimos e de outras operações de crédito da União.

A elevação do índice de Jacareí chamou atenção de servidores de Guaratinguetá, a secretária da Fazenda, Tânia Souza Rodrigues, o subsecretário de Fazenda, Gilson Ferreira, e o subsecretário de Turismo, Arnaldo Silva, que se interessaram em entender como são realizados os procedimentos administrativos e financeiros no município.

Diante disso, o grupo de Guaratinguetá veio até Jacareí, na manhã desta quarta-feira (21), para trocar experiências e aprender os métodos e ações para obter melhorias na Nota CAPAG.

O secretário de Finanças, Claudio Toseto, o secretário de Governo, Celso Florêncio e a Chefe de Gabinete, Claude Mary de Moura, receberam o grupo no Paço Municipal.

Durante a reunião, eles informaram as medidas adotadas pela administração que ajudaram a elevar o índice de Jacareí, como a contenção de gastos, revisão de contratos e o firme controle financeiro dos gastos públicos, tanto nas pequenas quanto nas grandes operações.

A secretária da Fazenda de Guaratinguetá, Tânia Souza Rodrigues, informou que “o que foi exposto na reunião foi de grande valor. Fiquei feliz em conhecer e aprender com a estrutura e o desenvolvimento de trabalho da Prefeitura de Jacareí e, com certeza, levarei estes conhecimentos para o meu município”.

NOTA CAPAG – O cálculo da nota é realizado por três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. A aferição da capacidade de pagamento dos estados e municípios brasileiros neste formato é realizada de acordo com a nova sistemática instituída em novembro passado pela Portaria nº 501, do Ministério da Fazenda.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)