Jacareí terá oito novas Academias ao Ar Livre

As novas academias beneficiarão moradores de diversas regiões

Nesta quarta-feira (6), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, assinou a Ordem de Serviço (OS) para a construção de oito novas Academias ao Ar Livre que irão beneficiar cerca de 15 mil pessoas no município.

As novas academias serão instaladas nos bairros, Chácaras Reunidas Igarapés, Beira Rio, Jardim Pitoresco, Jardim das Indústrias, Jardim do Vale, Jardim Marcondes, Jardim Panorama e Vila Branca.

As obras têm prazo de quatro meses para conclusão e o valor do contrato é de R$369.133,53. A construtora Teorema Engenharia e Construções LTDA. será responsável pela realização de todo o serviço, como execução da obra, fornecimento dos materiais e mão de obra.

Para o prefeito Izaias Santana, “a utilização desses ambientes promove a retomada do convívio social e aproxima a comunidade, que usufruindo desses espaços, tem garantido em seu dia a dia a qualidade de vida e o bem estar.”

Para a moradora do bairro Jardim Pitoresco, Laiane Barros Sena, 22 anos, a implantação da academia é um ganho para toda a comunidade: “Será um local de encontro, onde poderemos nos exercitar e usufruir do espaço em momentos de lazer”, enfatiza.

Acessibilidade – Um dos destaques está na Academia ao Ar Livre do Jardim das Indústrias. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, no local será construída uma rampa de acessibilidade e também uma escadaria e a academia será destinada a pessoas com deficiência física e dificuldades na locomoção.

Benefícios – As Academias ao Ar Livre são uma ótima opção para quem quer dar um ‘ponta pé’ inicial na atividade física e sair do sedentarismo, principalmente na terceira idade.

Para o fisioterapeuta Paulo Fracarolli, “A instalação de uma academia ao ar livre proporciona uma melhor integração social, a gratuidade dos exercícios, como também o fortalecimento de músculos e articulações, contribuindo para a efetiva modulação da dor e sua prevenção”, define.

O fisioterapeuta destaca ainda que nesses ambientes, os aparelhos presentes auxiliam os praticantes de atividade física a trabalhar a cintura escapular, o fortalecimento dos músculos, como as barras, por exemplo. Já outros aparelhos, ajudam na queima calórica e na ativação das articulações.

Abaixo você confere todos os locais onde serão instaladas as novas Academias ao Ar Livre:

Rua Major Acácio Ferreira, no bairro Beira Rio;
Rua Potiguara, esquina com a rua Engenheiro Flávio da Silva Freitas, no bairro Chácaras Reunidas Igarapés;
Rua Novo Horizonte, esquina com a rua do Lago, no bairro Jardim Panorama;
Rua Caçapava, na Rodovia Nilo Máximo;
Avenida Lafayette Benedito Briant, esquina com a rua Nestor Lucien Goesseins, no bairro Jardim do Vale;
Rua Rondônia, no bairro Jardim Marcondes;
Rua Expedicionário Pedro Paulo Moreira, no bairro Jardim Pitoresco;
Avenida das Letras, no bairro Vila Branca.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis)