Jacareí tem pesquisa inédita sobre hábito de consumo na cidade

Parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Governo e Instituto Federal de São Paulo percorrerão todas as regiões da cidade

Com o objetivo de identificar hábitos, atitudes e comportamentos de compra da população de Jacareí, bem como mensurar a percepção dos consumidores acerca do comércio local, as secretarias de Desenvolvimento Econômico, e de Governo, em parceria com o Instituto Federal São Paulo (IFSP), estão realizando na cidade uma pesquisa inédita sobre o comportamento de compra dos jacareienses.

A pesquisa foi elaborada na metodologia quantitativa, contendo 45 questões, todas objetivas de múltipla escolha, dentre elas, as de identificação do perfil do respondente, como idade, gênero e renda, que viabilizam a segmentação da população por categorias cruzadas, com base em padrões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como por exemplo, mulher, de 18 a 34 anos e renda de R$1.874,01 a R$3.748,00.

De acordo com Carlos Amagai, secretário de Desenvolvimento Econômico, “a pesquisa será importante para nortear as ações que iremos tomar para o crescimento e fortalecimento do comércio de Jacareí.”

Os locais aonde as pesquisas vêm sendo realizadas são definidos por meio de sorteio, garantindo assim que todas as regiões da cidade e classes sociais sejam ouvidas.

A pesquisa foi elaborada pelo professor do Instituto Federal de São Paulo Matheus Rodrigues, pelo ex-aluno de bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Lavas, Gustavo Palau de Almeida Braga e outros sete alunos do IFSP.

Matheus é bacharel, mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras e doutor em Administração pela USP, com foco nas áreas de marketing e varejo, com o auxilio no desenvolvimento e supervisão de execução da pesquisa do aluno de graduação em Administração do IFSP.

Benefícios para o município – Com base na pesquisa aplicada junto aos moradores da cidade, será possível identificar em quais setores e quais fatores precisam de atenção, promovendo à gestão pública e a áreas correlatas ao assunto, maior agilidade e facilidade na implementação de políticas públicas de fomento ao comércio.

Na prática, espera-se entender o comportamento do consumidor, garantindo a oportunidade de melhoraria do comércio da cidade, elevando a qualidade do varejo aos munícipes, além de também reter o seu consumo em Jacareí, gerando o crescimento econômico e o emprego na cidade.

A pesquisa integra o Projeto de Modernização do Comércio de Jacareí e terá seus primeiros resultados divulgados no Fórum de Desenvolvimento Econômico, em outubro. Ao todo, serão aplicadas na cidade 600 pesquisas, 120 por região em cinco meses de atividade, concluídas até o final de agosto de 2018.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)