Jacareí tem financiamento aprovado de cerca de 240 milhões de reais para pacote de obras

A cidade de Jacareí teve um financiamento aprovado de 60 milhões de dólares (cerca de 240 milhões de reais), em reunião realizada na última quarta-feira (6), pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), para o Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí/SP, a ser executado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Com esta ação, um pacote de obras todas aprovadas pelo PPA (Plano Plurianual), que garantirá 15 anos de antecipação no crescimento do município, e conseguirá praticamente zerar as demandas do Plano Diretor foi lançado nesta quinta-feira (07) pelo prefeito Izaias Santana aos vereadores e secretários.

“Vamos mudar a cara de Jacareí”, disse o prefeito aos presentes. Ele explicou os quatro eixos que serão desenvolvidos: projetos viários, urbanização da orla do Córrego do Tanquinho, expansão da malha cicloviária e formação de cinco parques.

Izaias destacou como será todo o processo do financiamento. O Tesouro irá realizar os procedimentos de conferência para encaminhar a solicitação do financiamento à Comissão Econômica do Senado. Aprovado pelo Senado, a Administração Municipal buscará a aprovação da Câmara Municipal de Jacareí para em seguida assinar o contrato.

Paralelo a isso, a prefeitura está fazendo nesse semestre a revisão dos projetos existentes e a contratação de novos projetos básicos e executivos para iniciar a licitação. “Se tudo caminhar como o planejado é possível que no primeiro semestre de 2019 teremos as obras iniciadas”, afirmou o prefeito.

“Com esse financiamento nós iremos realizar os principais projetos que constam no Plano Diretor no que diz respeito ao sistema viário, mobilidade e malha cicloviária. Avançaremos na questão urbanística, com destaque para a revitalização da orla do Rio Paraíba, a construção do Parque Linear na área da Escola Agrícola e a criação do Horto Florestal Seo Moura, além da recuperação do Morro do Cristo”, garante o prefeito.

O projeto foi acompanhado pelo deputado federal Eduardo Cury, pelo senador José Serra e pelo Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Secretários – A secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques está feliz com a iniciativa. “Foi com grande alegria que recebemos a notícia por saber que a Secretaria do Meio Ambiente será contemplada com parte desta verba para a implantação de parques lineares em áreas degradadas de nossa cidade e ainda uma verba especial para a transformação de nosso Viveiro Municipal ‘Seo Moura’ em um horto florestal”.

Continuou: “Nosso Viveiro Municipal é um exemplo vivo da importância e necessidade das áreas verdes em ambientes urbanos. Além de proteger espécies de nossa fauna e flora, é um verdadeiro oásis dentro da cidade, que com esta transformação, poderá garantir a nossa população lazer, educação ambiental e ainda pesquisa e serviços ecossistêmicos essenciais ao bem-estar humano”.

Já o secretário de Mobilidade Urbana Edinho Guedes destacou: “Além da segurança viária que conquistamos, precisamos de mais fluidez no trânsito. Para isso a construção das novas pontes e avenidas é fundamental, para que avancemos neste quesito. Agora estas obras poderão ser realizadas, melhorando e muito a vida dos jacareienses”.

O secretário de Infraestrutura Antônio Roberto Martins também ficou animado com a notícia. “Estas obras vão revolucionar a cidade, que terá uma nova infraestrutura, em todos os aspectos. Será uma remodelação no município todo.

Para o diretor de Planejamento Socioeconômico da Secretaria de Governo Guilherme Seixas Mendonça, “esse financiamento representa um novo ciclo de investimentos nos eixos de infraestrutura, mobilidade e meio ambiente. É resultado, principalmente, de uma política de gestão fiscal eficiente, reconhecida pelo Tesouro Nacional, e que possibilitará ao município efetuar o pagamento do empréstimo sem o comprometimento de demais áreas”.

Box

8 obras viárias – 21,10 km de malha viária

Implantação do Eixo Avenida Malek Assad – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco

– Pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino – Parque Meia-Lua

– Duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco

– Implantação do Eixo Nilo Máximo – Euryale de Jesus Zerbini

– Interligação da Rodovia Nilo Máximo – Rodovia Geraldo Scavone

– Interligação da Avenida Davi Lino com a Avenida Malek Assad – Parque Meia-Lua

– Remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros –  Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino

Urbanização da Orla do Córrego do Tanquinho

– Macrodrenagem do Córrego do Tanquinho

– Eixo Castelo Branco – Lucas Nogueira Garcez

– Parque Linear do Córrego do Tanquinho

Expansão da Malha Cicloviária

– Interligação de todas as regiões da cidade com o Parque da Cidade, passando pelos EducaMais pelos trechos Parque da Cidade/Parque Meia-Lua, Parque da Cidade/Lucas Nogueira Garcês, Parque da Cidade/Jardim do Vale, Parque da Cidade/Villa Branca, Orla Rio Paraíba/Jardim Emília, Orla Rio Paraíba/Morro do Cristo.

Formação de Parques

Revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul

Criação do Parque Linear do Rio Paraíba do Sul

Criação do Horto Florestal “Seo Moura”