Jacareí sediará semifinais e final do Concurso ‘Maria Callas’

O ‘Concurso Maria Callas’ já tem espaço no calendário jacareiense, mas é em abril, mês de aniversário da cidade, que esse gênero musical ganha destaque com a final de um dos maiores festivais de canto erudito da América Latina.

As semifinais e final da 17ª edição do Festival Callas acontecem em Jacareí, de 10 a 12 de abril, no auditório da Secretaria de Educação.

Na quarta (10), as semifinais acontecem às 18h. Na quinta (11), às 18h, acontece a etapa final. Na sexta (12), às 20h, acontecerá um recital de premiação.

Criada em 1991 por Paulo Abrão Ésper, a Cia Ópera São Paulo, acumula mais de 1.500 espetáculos entre encenações de óperas, recitais e concertos com os mais renomados cantores e músicos brasileiros, juntamente com as principais vozes da cena lírica internacional.

Em 1993 idealizou e, desde então, realiza o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas que já revelou à cena lírica importantes vozes. E trouxe consagrados cantores líricos, renomados críticos, diretores artísticos, editores de revistas especializadas, agentes artísticos e empresários para compor a banca de jurados. Produz a Série Grandes Vozes que, desde 1997, traz ao Brasil artistas consagrados para conferências, máster classes, recitais e concertos.

Maria Callas – Maria Callas foi uma soprano grega, considerada a maior celebridade da ópera do século XX e a maior cantora de todos os tempos. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações de profunda análise psicológica, caráteres que levaram-na a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. Seu repertório, por sua vez, variava de ópera-séria clássica para as óperas bel canto de Donizetti, de Bellini e de Rossini e, ainda, para as obras de Verdi, de Puccini e de Wagner.