Jacareí registra queda de 21% na mortalidade infantil em 2018

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde registrou uma queda de 21,4% na mortalidade infantil em 2018, em comparação ao mesmo período de 2017. Os dados são da prestação de contas da pasta referentes aos meses de setembro a novembro do ano passado.

O índice caiu 21,4% na comparação com o ano anterior e encerrou 2018 em 8.97, enquanto a média estadual foi de 11,42. Segundo dados da pasta, este é o menor índice alcançado desde 2001, quando passaram a ser feitos estes levantamentos.

Para a secretária de Saúde, Rosana Gravena, estes indicadores se devem a atuação do programa ‘Consultório na Rua’. “Foram mais de 7.000 atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso significa que atuamos na população que mais precisa de auxílio, justificando esta diminuição”, pontuou.

Consultório na Rua – O projeto é composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais que vão a campo, de forma itinerante, levar o cuidado integral à saúde das pessoas em situação de rua.

Nestes atendimentos, são realizados procedimentos básicos como verificação de pressão, aplicação de vacinas, verificação de glicose, pequenos curativos, oferta de medicamentos, vigilância para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços mais complexos.