Jacareí recebe quase mil luminárias de LED nas principais vias da cidade

Nova iluminação pública irá representar uma economia estimada em R$ 270 mil por ano

Economia de recursos, segurança e eficiência energética. Esses foram alguns dos benefícios do convênio assinado nesta quinta-feira (27), no auditório do Paço Municipal, entre a Prefeitura de Jacareí e as empresas EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. e EDP Soluções em Energia S.A.

A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito Izaias Santana, vereadores e secretários municipais, além de representantes da EDP.

O convênio representará para o município a troca de 900 luminárias pelo sistema LED, gerando uma economia estimada em R$270 mil por ano, por meio do programa PEE (Programa de Eficiência Energética). Além da economia para o município, os custos de implantação serão todos investidos pela própria empresa.

O projeto foi aprovado após uma chamada pública realizada pela própria instituição, onde o projeto jacareiense foi aprovado por uma comissão especializada levando em consideração o melhor projeto segundo o quesito RCB (Relação Custo-Benefício). Ou seja, qual projeto faz uso de menos recursos e economiza mais energia.

Para o prefeito Izaias Santana: “Essa iniciativa é importante tanto na eficiência energética, quanto na segurança e qualidade de vida para as pessoas. É sabido também que uma iluminação de qualidade reduz os riscos de acidentes, além de inibir a criminalidade”, explicou.

Ainda segundo o chefe do executivo, as alterações terão início na Avenida Lucas Nogueira Garcez, seguindo até a Avenida Getúlio Vargas, passando por toda a região central, focando no deslocamento das pessoas. Além disso, a rodovia Nilo Máximo, a Josué Santana e a avenida Malek Assad serão contempladas. “Na sequência, já fizemos uma licitação para aquisição de lâmpadas semelhantes e vamos complementando a medida que formos tendo recursos”, explicou o Izaias.

Por fim, o prefeito agradeceu a uma pessoa importante na implantação do projeto. “Gostaria de agradecer ao Rodrigo Medeiros, munícipe de Jacareí, que nos procurou em 2017 e apresentou um projeto muito semelhante. Conversamos e em seguida chamei a Secretaria de Administração e Governo, que apresentaram para os técnicos e graças a isso estamos assinando hoje essa parceria”.

Marney Tadeu Antunes, diretor-geral da EDP Bandeirantes, reiterou o compromisso da empresa com a eficiência energética em Jacareí. “Atualmente, a população jacareiense ficou, em média, seis horas sem energia, uma drástica redução se pensarmos em um ano. Em janeiro, vamos energizar a região do Parateí, auxiliando nas ocorrências”, comentou.

O prazo de troca das luminárias é de seis meses a partir da assinatura do contrato, que aconteceu nesta manhã.

Confira a listagem de ruas que receberão luminárias de LED:

Avenida Getúlio Vargas – 256 luminárias;

Avenida Siqueira Campos – 57 luminárias;

Rua Doutor Lúcio Malta e Luiz Simon – 41 luminárias;

Avenida São João/Rua Luiz Simon – 54 luminárias;

Avenida Lucas Nogueira Garcez – 160luminárias;

Avenida Maria Augusta F. Gomes/Santa Helena – 59 luminárias;

Rua XV de Novembro/Alfredo Schurig – 32 luminárias;

Rua Barão de Jacareí/Moisés Ruston – 90 luminárias;

Rua Carlos de Campos/Dom T. de Bragança – 71 luminárias;

Rodovia Nilo Máximo – 78 luminárias;

Avenida Malek Assad/Faria Lima – 80 luminárias;

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)