Jacareí recebe pela primeira vez a carreta do Programa Via Rápida

Jacareí recebeu pela primeira vez, nesta quinta-feira (3), uma unidade móvel do Programa Via Rápida, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza (ETEC Cônego José Bento), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), representada pelo vice-governador, secretário da pasta, Márcio França, em parceria com a prefeitura.

Dentro da carreta, que está estacionada no Pátio dos Trilhos, haverá aulas gratuitas de qualificação profissional, que iniciam na próxima segunda-feira (7), para três cursos, com 100 horas de duração cada: Panificação e Confeiteiro, Panificação e Pizzaiolo, e Panificação e Salgadeira.

Cada curso será realizado em um período: um pela manhã (8h às 12h10), um à tarde (13h às 17h10) e outro à noite (18h às 21h45) e cada turma vai receber 20 alunos, totalizando 60 vagas. As inscrições foram feitas pelo site do Via Rápida, no EducaMais Lamartine e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e já estão encerradas.

As prioridades para as vagas foram as pessoas desempregadas. “É uma vantagem para o município no aspecto econômico, além de ser uma meta do nosso plano de governo na Educação, de estabelecer parcerias com o Estado para cursos de qualificação profissional”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que recepcionou a chegada da carreta, acompanhada da diretora da ETEC Conego José Bento (Escola Agrícola), Tânia Mara de Moraes.

Todos os cursos serão ministrados por instrutores e auxiliares do Centro Paula Souza, que também é responsável por todos os custos.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)