Jacareí recebe novos médicos do programa Mais Médicos

Escutar áudio do texto

Após o contrato de alguns médicos cooperados do ‘Mais Médicos’ vencer e eles precisarem deixar a cidade, Jacareí recebeu 14 novos médicos do programa. Antes de iniciarem os atendimentos, os médicos, que são estrangeiros, passam por um processo de integração.

Os seis primeiros a chegarem, no dia 21 de junho, passaram os últimos dias em treinamento e começaram a atender nesta quinta-feira (06). Os oito restantes, chegaram na quarta-feira (28), ainda estão em processo de adaptação e começam atender na próxima segunda-feira (10).

Nesses primeiros dias na cidade, os médicos passaram por uma espécie de integração para conhecerem a estrutura e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), entenderem a história da saúde pública no Brasil e conhecerem as estratégias de saúde da família adotada na cidade.

São médicos muito capacitados, mas que não conhecem a realidade da saúde no Brasil. Nós queremos trazer essa realidade e oferecer todo apoio necessário para que eles possam exercer a função deles com qualidade”, afirma Daniel Freitas, coordenador do Núcleo Crescer.

Após esses temas, eles tiveram um encontro com o diretor técnico da Secretaria de Saúde, Marcelo Gasch, para trocar informações sobre o atendimento, as doenças mais características do país, os principais fluxos e encaminhamentos, remédios padronizados do município e formas de abordagem em diversas situações clínicas que, naturalmente, podem apresentar diferenças em relação ao país de origem dos médicos cooperados, que neste caso são de Cuba, além de passarem por treinamento para aprenderem a utilizar o sistema de informática da Secretaria de Saúde.

“Procuramos abordar as doenças mais comuns e características do Brasil, para que eles compartilhassem como é a forma de abordagem no país de origem e como nós fazemos aqui, como nos casos de hipertensão, diabetes, asma, rinite, pré-natal, atendimento de crianças no primeiro ano de vida, entre outras”, explica Marcelo Gasch.

A integração foi liderada pelo Núcleo Crescer, da Secretaria de Saúde, responsável por treinamentos e capacitações da área.

Todos os médicos cooperados atuarão na política de estratégia de Saúde da Família em Jacareí, especificamente nas Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF). É importante ressaltar que Cuba é tido como referência na formação de médicos generalistas, que são fundamentais na área que atuarão no município.

Sobre a experiência de trabalharem em outro país, o médico cubano Jenry Diaz afirma que “é muito importante passar por essa integração e aprender os protocolos médicos locais, que têm algumas diferenças em relação ao nosso país de origem. Todos nós viemos com o propósito de ajudar as pessoas e contribuir com a saúde de Jacareí”.

(Guilherme Mendicelli/PMJ/  Foto Alex Brito/PMJ