Jacareí recebe grupo de Teresópolis para conhecer trabalhos da Pró-Lar

Um grupo de gestores da prefeitura de Teresópolis esteve em Jacareí na segunda-feira (28) para conhecer os trabalhos de regularização fundiária desenvolvidos pela Fundação Pró-Lar.

De acordo com um dos integrantes, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Fernando Luis Fernandes Mendes, o objetivo da visita foi “troca de experiências” sobre regularização fundiária tanto na área urbana quanto rural. “No município (Teresópolis) não há um órgão instituído que faça esse tipo de regularização. Viemos no intuito de obter ‘know how’ para a implantação desse tipo de atendimento”, revelou o secretário.

Segundo Mendes, eles entraram em contato com a Fundação Pró-Lar de Jacareí a partir de pesquisas realizadas na internet .  “Por meio da pesquisa, podemos ter uma ideia de como os trabalhos de regularização fundiária em Jacareí estão avançados. Então entramos em contato com a presidente da fundação e agendamos a visita”, explicou.

O secretário comentou ainda que investir em regularização fundiária traz benefícios não só para o morador mas para toda a cidade: “A regularização e a  obtenção do título do imóvel representam muitos benefícios. Pois, o proprietário pode adquirir financiamentos e a valorização do imóvel. E se por um lado passa a  contribuir com os tributos, também tem acesso aos serviços de infraestrutura”.

Além do secretário Fernando Mendes, vieram José Luciano Pereira (Procuradoria Geral), Eduardo Stadtherr (Secretaria de Planejamento) e Nathália Alonso (Secretaria de Obras).

Para a presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França, é “gratificante” compartilhar as experiências com outros municípios. “Esta troca de experiências é fundamental para que possamos evoluir nos nossos trabalhos, pois nós também aprendemos muito. Até porque o município Teresópolis, por exemplo, tem a nos ensinar principalmente com sua experiência em áreas de risco”, observa a presidente.