Jacareí recebe autoridades para viabilizar obras de Mobilidade Urbana

Ampliar a mobilidade e facilitar o acesso entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos. Com esse intuito, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana realizou nesta sexta-feira (14), uma visita técnica à entrada do km 162 da Rodovia Presidente Dutra, local que demanda pontuais obras de revitalização e finalização e que são de grande importância para o município.

Estiveram presentes o deputado estadual, André do Prado (PR), os secretários de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, e de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins, o diretor da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo, o presidente do sindicato dos caminhoneiros, Laércio Lourenço e vereadores.

Segundo o diretor da ANTT, Sérgio Lobo, o objetivo da visita foi planejar a construção da rotatória no km 162, face norte, próximo ao Sest Senat. “A aprovação do projeto final está prevista para ser entregue em 30 dias. O lado sul já está quase completo e vamos iniciar as obras agora de rebaixamento com previsão de término para 8 meses”.

Na ocasião, também foram apresentadas outras três obras de extrema importância para Jacareí e que estão relacionadas à extensão da Avenida Davi Lino, que ligará Jacareí a São José dos Campos, e que também dá acesso ao distrito do Parque Meia-Lua.

Entre elas, o alargamento da avenida na parte inferior da ponte por onde passa a Dutra, para comportar o fluxo de trânsito e criação de calçada para os pedestres; a autorização para a construção de uma marginal de 180 metros ligando a alça de acesso que liga a rodovia Pres. Dutra à Avenida Getúlio Vargas com o Parque Meia-Lua; e, também, a solicitação de parceria com a ANTT e as prefeituras de Jacareí e São José dos Campos para a construção de uma ponte sobre o Rio Comprido, atrás da UNIP, que ligará as duas cidades, na continuação da Avenida Davi Lino.

“Nos horários de pico, os acessos à Dutra tanto pelo Sest Senat quanto pela Getúlio Vargas sofrem com constantes congestionamentos. Por isso, estamos nos esforçando para unir forças e viabilizar esses projetos que resolvem dois problemas de mobilidade para a população”, afirma Edinho Guedes.

“O próximo passo é iniciar os estudos de viabilidade para regularizar a mobilidade urbana de Jacareí. Estaremos reunidos no município, na segunda quinzena de agosto, junto com a equipe técnica e a Concessionaria Nova Dutra para juntos chegarmos a um denominador comum”, explica o diretor da ANTT.

Para o Prefeito de Jacareí, Izaias Santana, as ligações entre Jacareí e São José dos Campos futuramente não poderão depender da Via Dutra. “Por isso, contamos com o compromisso dos nossos deputados juntos ao ministério dos transportes e ANTT para agilizar a aprovação desses projetos e liberar recursos para essas obras tão importantes para a cidade”.

Atualmente, apenas no km 158 (UNIP) trafegam 17 mil veículos diariamente.

(Luciana Valadares/PMJ )