Jacareí realiza capacitação de funcionários para Programa Olímpico de Educação

Foto4C_Capacitacao_ProfA Secretaria Municipal de Educação participa do programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 “Transforma Rio 2016”. Nesta quinta-feira (5) foi realizada uma capacitação para Tutores de Agentes Jovens (funcionários da rede municipal de ensino), no EducaMais Jacareí.

A capacitação acontece com apoio da Dow – Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos e Parceira Oficial de Carbono do Rio 2016. Para a Secretaria Municipal de Educação, estas atividades estimulam a prática de esportes pelas Olimpíadas.

As capacitações presenciais de multiplicadores como coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores dos agentes jovens acontecem no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos, e foram ampliadas para as sete cidades entre elas Jacareí, onde a Dow está presente, com o apoio de Prefeituras e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e do Esporte.

O objetivo é estimular a futura geração de cientistas, engenheiros e matemáticos nas comunidades brasileiras. Mais disciplinas serão contempladas por meio de nove aulas digitais, com foco na disseminação de conteúdos de física, química, biologia e meio ambiente, que são aplicados ao contexto dos Jogos Olímpicos.

Programa Transforma
– O Transforma é o programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e já está presente em 9.146 escolas com, aproximadamente, cinco milhões de alunos impactados. A educação é uma premissa dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Desta forma, o Transforma, que iniciou suas atividades em 2013, tem como objetivo ampliar o repertório esportivo das escolas públicas e privadas e promover atividades que estimulam valores Olímpicos e Paralímpicos. O programa oferece de forma gratuita, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades.

Dow –
A Dow é parceira oficial do Transforma e adiciona conteúdos de ciências e educação ambiental à Plataforma de Educação do Rio 2016. A iniciativa ainda permite à Companhia ampliar o alcance do programa para sete municípios onde está presente com escritórios ou operações fabris: Guarujá, Jacareí, Pindamonhangaba, Franco da Rocha, Jundiaí (no estado de São Paulo), Salvador e Candeias (na Bahia).

(Marta Fernandes/PMJ)