A homenagem foi criada em 1993 no Reino Unido e é celebrada internacionalmente no terceiro domingo do mês de novembro

O ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito’ foi lembrado em ação promovida pela Prefeitura de Jacareí, nesta quarta-feira (14), com o intuito de conscientizar os motoristas, ciclistas e pedestres sobre os diversos problemas do trânsito e evitar novos acidentes diminuindo a quantidade de vítimas.

Profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram o plantio de mudas de árvores próximo ao Parque da Cidade, às margem do Córrego do Turi. Participaram também da ação além dos agentes de trânsito, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, educadores e sociedade civil.

O gerente de Educação para o Trânsito, Jean Araújo, explica que a importância dessa ação é celebrar as vidas salvas. “Além de homenagear as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito”, completa.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) quase 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, número que faz o país ocupar o 3° lugar no ranking mundial de mortes nas vias. Outro dado do ONSV é que 90% dos acidentes são causados por falha humana.

Jacareí, fechou o mês de outubro, com o trânsito mais seguro da região nas vias locais. O aumento de 400% das ações de educação e conscientização no trânsito, realizadas pela Prefeitura de Jacareí, desde o início de 2017, contribuem muito com a redução desses índices.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)