Jacareí promove ação em ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito’

O terceiro domingo do mês de novembro foi marcado pelas Nações Unidas como o ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito’. A data, que este ano será lembrada no próximo domingo dia 17, serve para chamar a atenção para os desastres que tiram a vida de milhões de pessoas todos os anos no mundo.

A iniciativa, oferece ainda recomendações técnicas e intervenções como medidas para veículos seguros, controle de velocidade, respostas de emergências e outras. Para celebrar as vidas salvas no trânsito, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou o plantio de 10 árvores nesta quarta-feira (14), às 8h30, entorno do Parque da Cidade, próximo ao Córrego do Turi, e contará com a participação de agentes de trânsito, profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, educadores e sociedade civil.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito – Segundo o Portal do Trânsito, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi criado em 1993 no Reino Unido pela RoadPeace e é celebrado internacionalmente no terceiro domingo do mês de novembro. Neste dia são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos, equipes de emergência dedicadas, policiais e profissionais médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito. No Brasil, as ações nesse dia iniciaram em 2007, e este ano várias cidades contam com programação especial para a data.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)