Jacareí participa do programa nacional “Conecta Biblioteca”

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, da Secretaria Municipal de Educação, foi selecionada para participar do programa nacional “Conecta Biblioteca”, desenvolvido pela ONG Recode em parceria com a Caravan Studios. O programa busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Segundo Bruno Vilagra, responsável pela gestão das Bibliotecas Municipais, uma das expectativas da ação é o aumento de 60% no número de usuários das bibliotecas participantes, sendo pelo menos um terço desse crescimento representado por jovens entre 14 e 29 anos.

O programa recebeu ao todo 272 inscrições em 2018. Deste total, foram selecionadas apenas 108 bibliotecas em todo o país, sendo que a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” foi umas das quatro escolhidas em todo o Estado de São Paulo, figurando como a única representante da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino destaca a importância da participação da Biblioteca Municipal de Jacareí: “A escolha para o “Conecta Biblioteca” vem somar nossos esforços em difundir a importância da leitura no município através do Programa Jacareí Cidade Leitora, que quer fortalecer a Biblioteca como uma instituição de transformação social em vários sentidos”. A secretária ressalta ainda que em 2018 a Biblioteca Municipal completa 110 anos de fundação. “É o momento ideal para repensarmos e dinamizarmos a nossa Biblioteca”, disse.

Encontro – Como início das atividades do “Conecta Biblioteca”, o ONG Recode está promovendo de 14 a 18 de maio, no Rio de Janeiro, com cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil, o II Encontro Nacional “Conecta Biblioteca”, sendo a Biblioteca Municipal representada pelo seu bibliotecário Luís Cláudio Borges.

Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens, e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)