Jacareí oferece capacitação para edital do Prêmio de Culturas Populares

A Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Ministério da Cultura, promoverá nesta sexta -feira (18) das 14h às 17h , na Sala Mário Lago, a oficina de capacitação para o edital “Prêmio Culturas Populares 2018”. A oficina é gratuita e não será necessário fazer a inscrição.

A capacitação será dada  por Henry Durante, servidor do Ministério da Cultura do Governo Federal e também integrante da equipe da representação regional do estado de São Paulo, do Ministério da Cultura.

Na ocasião a Fundação Cultural apresentará outras fontes de financiamento de projetos de culturas populares e tradicionais com destaque para os editais estaduais do ProAC.

O Prêmio Culturas Populares existe como forma de reconhecer a atuação de mestres, grupos ou comunidades responsáveis por iniciativas que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras.  Em sua 6ª edição, segue com uma trajetória de sucesso premiando ao longo dos anos mais de 1.500 ações culturais e tendo distribuído R$ 187 milhões em premiações pelas cinco regiões do país.

Este ano, o investimento será de R$ 10 milhões – valor recorde, que irá contemplar as 500 melhores iniciativas que fortalecem e contribuem para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil. Cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017.

Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet ou via postal.  O edital, as fichas de inscrição e o manual de orientações aos candidatos estão disponíveis no endereço eletrônico: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

(Assessoria de Comunicação/FCJ  – Foto: Divulgação)