Jacareí lidera ranking de vagas de emprego na região no mês de agosto

No acumulado do ano, a cidade também lidera com 960 postos de trabalho abertos.

Jacareí registrou 373 novas vagas de trabalho no mês de agosto, de acordo com dados do Ministério do Trabalho que divulgou os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2018, o município já acumula um saldo de 960 vagas criadas, mantendo o maior índice entre as cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVALE).

Dentre os setores, o de serviços alavancou o índice de Jacareí, com 238 vagas criadas, seguidas pelo comércio, com a abertura de 88 vagas e indústria e transformação com 43 postos de trabalho abertos.

Dentre as pessoas que conseguiram recolocação no mês de agosto, está Obadias Rosa, de 31 anos, que estava recebendo Seguro-Desemprego e foi recolocado no mercado como vigilante patrimonial, por meio das vagas disponibilizadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), de Jacareí. “Estava sem emprego há dois meses. Graças ao PAT fiz três entrevistas e consegui me recolocar”, celebrou ele.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, “A prefeitura tem facilitado o processo de instalação de empresas. Além disso, sempre divulgamos o potencial de nossa cidade, buscando atrair novos investimentos”, destaca.

Ao lado de quem precisa
– Algumas estratégias vêm sendo seguidas pela Prefeitura de Jacareí, o que reflete significativamente no bom desempenho da cidade, como por exemplo, a iniciativa da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, onde quem precisa pode gratuitamente por meio do programa ‘Acessa São Paulo’, do Governo do Estado, elaborar o seu currículo.

Além disso, caso a pessoa não tenha conhecimentos básicos de informática, é possível que o cidadão realize o curso de inclusão digital para adultos, por meio também do programa ‘Acessa São Paulo’.

Já o PAT de Jacareí atualiza diariamente as vagas de emprego, tanto no portal da prefeitura quanto no painel de atendimento no próprio posto. A unidade possui ainda serviços de atualização cadastral, elaboração de currículo, emissão de carteira de trabalho e cursos profissionalizantes, como por exemplo, o ‘Time do Emprego’.

SINE Fácil: Mais um aliado para quem está buscando recolocação profissional é o SINE Fácil. Trata-se de um aplicativo gratuito que é atualizado diariamente com vagas de emprego em todas as cidades do estado de São Paulo. Funciona assim: Conforme forem sendo abertas, as vagas são visualizadas pelo trabalhador em tempo real, de forma prática, rápida e segura de acordo com o perfil pessoal e profissional do candidato.

Serviço:

PAT: Rua Barão de Jacareí, 839 – Centro.

Centro de Ações Preventivas – Quadra de Esportes na avenida das Indústrias, 760, Vila Zezé.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)