Jacareí lança Plataforma Digital de Mapeamento de Cadeias Produtivas

Evento realizado nesta terça-feira (23), reuniu cerca de 150 pessoas, no CIESP

A Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e apoiadores, realizou na manhã desta terça-feira (23) o ‘Lançamento da Plataforma Digital de Mapeamento de Cadeias Produtivas de Jacareí’. O evento foi realizado no CIESP (Rua Antônio Ferreira Rizini, 450, bairro Jardim Elza Maria).

Aproximadamente 150 pessoas, entre autoridades, empresários e representantes da sociedade civil participaram do lançamento. Além disso, 70 empresas foram representadas no evento.

Durante o evento também foi apresentada a nova etapa do programa ‘Mapeamento de Cadeias Produtivas de Jacareí’, que neste ano também atuará no desenvolvimento de fornecedores para compras públicas.

A plataforma será uma importante ferramenta para conectar fornecedores e compradores locais, criando oportunidades de negócios entre as empresas do município.

COMO PARTICIPAR?

Para ter acesso a plataforma, os interessados devem acessar o seguinte link: http://mcpjacarei.amaisdesenv.com/

Empresas interessadas em participar do evento ou se inscrever no programa devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do e-mail: [email protected].

A PLATAFORMA

No decorrer do programa, uma das empresas participantes teve a ideia de criar uma ferramenta que facilitasse o processo de mapeamento da cadeia produtiva, que já estava em andamento.

A partir daí, iniciou-se o desenvolvimento da plataforma pela empresa. Após reuniões de trabalho e ajuste de detalhes, chegou-se ao produto final. É uma ferramenta inédita no Brasil.

Através da plataforma será possível conectar demandas e ofertas das mais de nove mil empresas de Jacareí, possibilitando novas oportunidades de negócios.

O PROGRAMA

O Programa ‘Mapeamento de Cadeias Produtivas de Jacareí’ tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico local através do mapeamento de demandas e ofertas das empresas de Jacareí, buscando aumentar o número de fornecedores locais e ampliar oportunidades de negócios na cidade.

Desde o início do Programa, em maio de 2018, foram geradas 64 oportunidades de negócios entre os participantes e identificados 25 gargalos no fornecimento de suprimentos. Além disso, foram realizadas 30 sugestões para o Plano de Desenvolvimento Econômico e identificados cinco cases de sucesso de pequenas empresas que se tornaram fornecedoras para grandes indústrias.

Este ano o programa estará focado também na capacitação de empresas locais afim de torná-las aptas a participar de processos de compras públicas, fornecendo produtos e serviços.

As empresas inscritas participam de oficinas que têm por finalidades: gerar networking, desmistificar setores de compras, unir empresários com interesses comuns, desenvolver novas parcerias, negócios, além de workshops com temas relevantes para o grupo.