Jacareí ganha mais um Parque Linear nesta sexta-feira (14)

A área, totalmente revitalizada pela prefeitura, fica no Jardim Santa Marina e receberá o nome de Tupinambás

Jacareí ganha mais um Parque Linear nesta próxima sexta-feira (14), desta vez no bairro Jardim Santa Marina, na Avenida São Jorge, na altura do encontro com a rua João Virgílio, em uma área onde foi descoberto o primeiro sítio arqueológico do município, em 1987, pertencente ao povo Tupinambás. O “Parque Linear Tupinambás” é o segundo construído pela prefeitura. O primeiro foi o “Parque Cassununga”, no Campo Grande, em 2019.

O espaço tem 9.746 metros quadrados, com 525 metros lineares, e recebeu revitalização total em toda a sua extensão, contemplando áreas de convivência e qualidade de vida para o bem-estar da população local. E, para a segurança de todos, o local contará com monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas).

As obras tiveram o acompanhamento de diversas secretarias municipais, com várias frentes de serviço. Toda a elaboração do projeto arquitetônico foi feita pela Secretaria de Planejamento. A Secretaria de Infraestrutura fez o calçamento, a drenagem e a iluminação de LED. E a Secretaria de Meio Ambiente fez o gramado, a colocação dos brinquedos, toda a arborização e o paisagismo da área. A Secretaria de Mobilidade, por sua vez, ficou responsável pela ciclovia.

Linear? – Mas por que um ‘Parque Linear’? A secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques, explica: “O parque linear é um espaço dentro de uma área urbana que é mais comprida do que larga. Esta revitalização é destinada à conservação da área verde já existente no espaço, e oferecerá lazer para os moradores, que estão com grande expectativa para a entrega da obra”.

Além de oferecer novas opções de esporte e lazer, os moradores da região esperam que a obra também leve outros benefícios, como o fomento econômico local e a valorização dos imóveis.

Tupinambás e Sítio Arqueológico  A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” pesquisou o povo Tupinambás no município (que deu nome ao novo Parque Linear), e também a história da área em que o parque foi construído. Segundo as fontes da pesquisa, muito antes de os portugueses começarem a construir seus navios para virem ao Brasil, aqui em Jacareí já havia uma população de cinco milhões de pessoas, que viviam suas vidas, suas culturas, suas religiões e suas tradições.

Entre os muitos povos, na nossa região do Vale do Paraíba, houve o predomínio dos grupos que falavam o Tupi-guarani. Dentre esses, um dos que tiveram maior presença foi o Tupinambás. Provavelmente, segundo pesquisas, foram eles que ocuparam a região do Jardim Santa Marina num período estimado entre 1400 e 1525.

Os Tupinambás viviam da agricultura, da caça e da pesca. Moravam em unidades habitacionais chamadas malocas. Cada grupo local ou tribo tupinambá se compunha de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600.

Na década de 1970, durante a terraplanagem de um terreno nas proximidades do bairro Cidade Salvador, foram identificados vestígios desses primeiros habitantes. Era o futuro bairro Jardim Santa Marina. Foi este o primeiro sítio arqueológico descoberto no município e que impulsionou as pesquisas na cidade, principalmente a partir de 1987, quando os arqueólogos começaram a revelar melhor os vestígios dos antigos moradores, resultando num achado de 14.578 peças arqueológicas, entre elas, lâminas de machado, lascas e calibradores, que hoje integram o acervo da Fundação Cultural.

Parque Cassununga – Jacareí ganhou, em 2019, o primeiro parque linear – o Parque Cassununga –, que foi construído a partir de uma revitalização de toda a área que antes era ocupada pelos trilhos da rede ferroviária (RFFSA), no bairro Campo Grande.

O Parque Cassununga tem, em toda a sua extensão linear, aproximadamente um quilômetro, contemplando espaços de convivência. Tem pista de caminhada, área de descanso, praças com bancos, ciclovia, paisagismo, iluminação, pergolados, gramados e academia ao ar livre. Fica dentro da área urbana, estrategicamente colocado ao longo de duas vias de acesso, do Centro ao Campo Grande e vice-versa.

Legenda – Parque Linear do Santa Marina oferecerá mais lazer aos moradores do bairro e região; Mapa mostra o local do Parque Linear no bairro Santa Marina