Jacareí firma acordo de cooperação com a cidade chinesa Wuhu

Jacareí e a cidade chinesa de Wuhu assinaram na manhã de segunda-feira (21) um termo de cooperação, com o objetivo de favorecer o intercâmbio e atração de investimentos nas áreas de desenvolvimento, tecnologia, educação, cultura e esportes.

A cidade de Wuhu foi representada por sua vice-prefeita Wang Fang, que estava acompanhada de uma delegação de quatro chineses. Já o município de Jacareí foi representada pelo prefeito Izaias Santana, o vice Edgar Sasaki, o secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Amagai, e os secretários de Governo, Celso Florêncio e de Esportes, Marcelo Fortes e pelo diretor de Cultura, Wagner Rodrigo.

Antes da assinatura do termo, foram exibidos vídeos institucionais de cada uma das cidades, ressaltando suas potencialidades.

Sobre Wuhu, o prefeito Izaias Santana observou que, entre as principais características da cidade, está a capacidade de combinar tradição com inovação. “Pois investem em tecnologia sem se esquecer da preservação dos parques e festivais. Com certeza estão construindo uma grande cidade”.

O município de Wuhu tem cerca de 3,5 milhões de habitantes e além de ser a sede da estatal Chery está entre os destinos turísticos da China com atrativos parques, museus e monumentos

Já a vice-prefeita destacou a localização de Jacareí, estrategicamente situada no eixo entre as duas principais capitais do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, com “grande potencial” para o desenvolvimento econômico e tecnológico. “Acredito que as duas cidades podem manter uma relação de cidades amigas para sempre”, frisou. A prefeita fez um convite para que o prefeito Izaias leve uma delegação de Jacareí a Wuhu para fortalecer o intercâmbio entre ambas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, também convidou a delegação chinesa para que estimule a participação de empresários daquele país no Fórum de Desenvolvimento de Jacareí, que ocorre em maio de 2020.

Troca de presentes – Ao final da cerimônia, o prefeito Izaias Santana entregou à vice-prefeita Wang Fang um quadro com uma ilustração, em nanquim e aquarela, de um dos principais pontos turísticos da cidade, o Pátio dos Trilhos, do artista plástico Romer Sanchez Pinto.

A autoridade chinesa também presenteou o prefeito com um quadro alto-relevo que traz a escultura, em ferro, de um pinheiro, árvore típica de um local famoso da China, a ‘Yellow Montain’ (Montanha Amarela) e que para os chineses é símbolo de amizade.