Jacareí é destaque da região na geração de empregos

Jacareí fechou o ano de 2018 com um balanço positivo na geração de empregos. De acordo com os dados fornecidos pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município manteve o maior índice de empregabilidade entre as 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, conquistando destaque regional.

Jacareí fechou 2018 com o melhor resultado de vagas geradas, desde 2012. Foram 1079 vagas geradas, sendo, 373 para o comércio, 328 para serviços, 319 para a indústria e 59 para outros setores. O número do CAGED representa a diferença entre as contratações e as demissões nos últimos 12 meses.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, comemorou o resultado e informou que “vamos continuar firmes neste propósito, alcançando resultados positivos e buscando crescimento e investimentos para a cidade”.

NOVAS EMPRESAS – Com a chegada de novas empresas, a geração de empregos aumenta exponencialmente na cidade. Recentemente, foi anunciada a instalação da empresa HAVAN no município, que deverá ficar sediada no bairro Jardim Primavera.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico anunciou a vinda de outras duas empresas ligadas ao segmento de alimentação. Juntas, essas duas empresas deverão gerar 200 vagas de emprego.

PAT – No PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) foram realizados cerca de 60 mil atendimentos no ano que passou. Desses atendimentos, duas mil vagas de trabalho foram captadas, mais de três mil carteiras de trabalho foram emitidas e 723 contratações foram efetivadas através dos serviços prestados. Além disso, 179 usuários dos serviços municipais de assistência social foram encaminhados para entrevistas de emprego.

CAGED – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.