Jacareí dá início à duplicação da Avenida Presidente Humberto Castelo Branco

Financiadas com recursos do CAF, obra integra projeto que prevê a interligação viária entre as regiões Leste e Oeste da cidade, sem passar pelo Centro

A Prefeitura de Jacareí deu início às obras de duplicação da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, uma das principais vias de acesso ao Município pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e importante rota de escoamento da produção industrial da cidade. A intervenção é a primeira a ter início dentro do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o Município de Jacareí e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Orçada em R$ 14,6 milhões, a duplicação da Av. Presidente Humberto Castelo Branco faz parte de um conjunto de intervenções viárias planejadas para, além de melhorar a fluidez e a segurança do trânsito local, oferecer uma interligação viária direta entre as regiões Leste, Oeste e Norte, sem passar pelo Centro de Jacareí.

O Secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio, explica que a duplicação da Avenida Castelo Branco se conecta a outras duas obras previstas no PRODUS: a construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul e a interligação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino até o Bairro Parque Meia Lua, passando pela Avenida Ademar de Barros.

“Com as três obras, conseguiremos reduzir significativamente o tempo de trajeto de ônibus, caminhões e veículos de passeio que precisam ir da Região Leste à Oeste, ou vice-versa. Com isso, otimizamos o deslocamento entre regiões e reduzimos o já saturado trânsito da região central”, ressalta o Secretário.

O projeto prevê a duplicação de um trecho de 1,4 km da via, além de recuperação de outro 1,1 quilômetro de extensão e a construção de um viaduto que ligará a via à obra da avenida da terceira ponte. Em todo o trajeto, serão implantados sistema de drenagem, acostamento, paisagismo, iluminação pública em LED, calçadas acessíveis, ciclovias, entre outras melhorias.

Na primeira fase da intervenção também vem sendo realizado o recapeamento de 1,1 quilômetro da avenida, entre a rotatória da Avenida Pensilvânia e o ponto de ônibus próximo à Avenida Alfredo de Moraes. Assim, quando necessário, o trânsito local ocorre em uma pista. Toda a área está sinalizada para alertar os motoristas sobre os trabalhos e para oferecer alternativas de trajeto.

Na fase seguinte, será feita a duplicação da avenida, no trecho entre a Avenida Alfredo de Moraes até o acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Sobre a Avenida Pres. Humberto Alencar Castelo Branco

Além de servir de acesso a Jacareí pela BR-116 (Dutra), a Avenida Presidente Humberto Castelo Branco atende ao parque industrial instalado na Região Oeste. Às suas margens, encontram-se instalações de empresas como Heineken, Ambev, Armco do Brasil, Betunel e Dow, o que faz com que a avenida seja a principal rota de escoamento da produção local até a BR-116.

Atualmente, a via conta com pista simples sem acostamento na maior parte de seu traçado, situação que causa frequentes congestionamentos, principalmente em horário de pico, e desgaste em sua pavimentação. Além disso, a ausência de passeio, iluminação pública adequada e ciclovia traz insegurança para pedestres e ciclistas que precisam utilizar a avenida diariamente.

“Todo o projeto de duplicação da Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco foi concebido respeitando modernos padrões de segurança, mobilidade, acessibilidade e eficiência energética, atendendo a pedestres, incluídos aqueles com mobilidade reduzida, ciclistas e motoristas”, destaca o secretário de Governo, Celso Florêncio.

Mais detalhes sobre o PRODUS

A duplicação da Avenida Castelo Branco integra o conjunto de obras e intervenções previstas no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), que será financiado com recursos do contrato de financiamento externo firmado entre o Município e a Corporação Andina de Fomento (CAF), num total de US$ 60 milhões.

Idealizado em três grandes eixos – sistema viário, recuperação de espaços e equipamentos públicos, e macrodrenagem –, o PRODUS tem como finalidade melhorar a mobilidade urbana da cidade, aumentar a oferta de espaços públicos verdes e de lazer, requalificar espaços urbanos antes degradados e promover a macrodrenagem e urbanização do Córrego do Tanquinho.

Além da duplicação da Castelo Branco, estão programadas as obras de implantação da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, a interligação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e o Bairro Parque Meia Lua, a recuperação ambiental do Morro do Cristo, entre outras.

Clique no mapa abaixo para ampliá-lo