‘Jacareí Criativa’ capacita mais de 300 empreendedores na cidade e região

Escutar áudio do texto

O programa ‘Jacareí Criativa’ traz a o conceito de economia criativa como viés do desenvolvimento da cidade, valorizando a criatividade para o potencial cultural, artístico, turístico, social e econômico.

A Fundação Cultural de Jacarehy vem investindo nas formações que estão acontecendo desde abril para que os empreendedores socioculturais possam fomentar a criatividade para o aprimoramento de seu negócio.

Neste processo de formação, desenvolvimento e empreendedorismo criativo proposto para a cidade, o programa ‘Jacareí Criativa’ já atingiu diretamente mais de 300 pessoas entre fazedores e trabalhadores da cultura, artistas e demais agentes ativos na sociedade, expandido para além da municipalidade e alcançando públicos das cidades vizinhas e região.

“Ter a criatividade e o empreendedorismo incentivado pela cultura é lindo, sinto que realmente estamos construindo uma Jacareí Criativa. A ideia de ter um café cultural surgiu na Consultoria de Elaboração de Projetos Culturais da Fundação Cultural que entendeu minha expectativa e a partir disso indicou as formações”, diz Vanessa Zanchi, proprietária do recém-inaugurado Poema Café, um novo conceito em Cafeteria inaugurada em Jacareí na primeira quinzena de setembro.

As ‘Economias das Culturas’ também estão sendo fomentadas em Jacareí através de assessorias e consultorias gratuitas pela Fundação Cultural, além de capacitações sobre editais e prêmios e linhas de financiamento dos governos federal e estadual.

“Na fase que estamos com o empreendimento é muito importante à concepção de um modelo de negócios inovador a fim de conseguir ao mesmo tempo atingir e fidelizar mais clientes, trabalhar com prazer interagindo positivamente e inteligentemente com as pessoas, a cidade e o meio ambiente. A formação no Jacareí Criativa foi muito valiosa para o nosso desenvolvimento – os palestrantes ilustraram bastante os conceitos de inovação com exemplos concretos, inclusive na área de gastronomia, o que foi muito relevante para nós”, compartilha Stephane Brand, sócio proprietário da Argonay, criada em Jacareí em 2017 com a ideia de fabricar chocolates finos para o mercado local, com originalidade, qualidade e sustentabilidade.

No mês de abril a Fundação Cultural promoveu a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Luciana Machado (pelo POIESIS e Oficinas Culturais). Em junho foi à vez da Captação de Recursos para Projetos com Vitor Souza (Ativo Cultural – POIESIS e Oficinas Culturais).

No mês de julho tivemos o lançamento oficial do Programa Jacareí Criativa com Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé (Garimpo de Soluções) – expoentes internacionais em economia criativa, que abordaram o tema ‘Os Avanços das Economias das Culturas com Foco na Economia Criativa’.

Em agosto a cidade foi sede, em parceria com a Fundação Cultural de São José dos Campos, da edição Vale do Paraíba da Jornada de Gestão Cultural (POIESIS, Oficinas Culturais, Cultura & Mercado) tratando de assuntos sobre ‘Estratégia, Abordagem, Negociação e Apresentação na Captação de Recursos’ e, em setembro Gestão Cultural e Economia Criativa foram debatidos com Rose Meusburger (Gaia Brasil).

Para fechar o ciclo de formações, teremos em outubro e novembro a ‘Gestão Cultural nas Cidades’ com Marta Porto, ‘Competências Colaborativas e Autoempreendedorismo’ com André Martinez e ‘Competências para Viabilizar Iniciativas Culturais e Criativas’ com Minom Pinho (Laboratório SOCIOCRIATIVO).

“Estimular o território rural é importantíssimo para todas as cidades. Em Jacareí não é diferente. Aqui também tem forte potencial turístico nos eventos culturais, incluindo as interações entre arte e cultura que ocorrem com as diversas Feiras. O ‘Jacareí Criativa’ está sendo fundamental para unir empreendedores e seus territórios, e assim abrir discussões riquíssimas, com palestrantes e oficineiros e professores altamente qualificados”, concluí Paulo da Horta, do Coração da Terra Agroecológicos e Jeitão Caipira, participante de feiras na cidade e região, proprietário rural de agricultura familiar.

(Assessoria de Comunicação/FCJ Foto: Luiz Cepinho/FCJ)