Jacareí continua com inscrições para projeto “Se essa rua fosse minha”

Escutar áudio do texto

Inspirada em uma antiga cantiga popular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, e com a Secretaria Municipal da Educação, está lançou o projeto “Se essa rua fosse minha”. Um concurso cultural irá escolher pensamentos e trechos poéticos que serão estampadas em placas instaladas nos espaços públicos.

As inscrições estão abertas a toda a comunidade e seguem até o dia 29 de julho. Do total dos pensamentos e trechos apresentados, 20% serão destinados à contribuições de estudantes.

O objetivo é estimular a participação de estudantes, trabalhadores, moradores, aposentados e pensionistas na ocupação do espaço público enquanto espaço de reflexão, humanização e construção de uma cultura da paz.

“O objetivo principal é humanizar o espaço urbano e refletir sobre os valores fundamentais  nas relações humanas, além da importância da educação e da cultura no processo civilizatório. As frases escolhidas serão estampadas em placas confeccionadas com arabescos e serão instaladas em praças, parques e jardins públicos”, disse o diretor de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leal.

O edital completo com as regras e informações foi publicado no Boletim Oficial do Município do dia 3 de junho (nº 1.078) – acesse aqui: http://migre.me/u4hZu. Os pensamentos ou trechos poéticos deverão restringir-se aos temas: liberdade, democracia, igualdade, fraternidade, solidariedade, justiça social, amor, meio ambiente, ecologia, educação, cultura, trabalho e direitos humanos.

Serão selecionados 300 textos entre os dias 30 de julho e 12 de agosto. A relação dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 17 de agosto no hotsite do projeto https://www.jacarei.sp.gov.br/seessaruafosseminha/.

(Zé Júnior/PMJ)