Jacareí consolida parceria com entidade para informar população sobre fim do sinal analógico de TV

Desligamento do sinal analógico de TV e migração para o sistema digital acontecerá a partir do dia 29 de novembro. Mais de 15 mil famílias de Jacareí têm direito ao kit

A Prefeitura de Jacareí consolidou a parceria com a entidade não governamental Seja Digital para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV.
Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (11), com a presença do presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana e o prefeito de São José, Felício Ramuth assinaram o Termo de Compromisso que prevê diversas ações de capacitação dos servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação à população das duas cidades. O evento foi realizado na Prefeitura de São José dos Campos.
Em Jacareí, as ações já estão sendo realizadas desde julho, quando a Seja Digital capacitou mais de 200 servidores municipais, entre agentes comunitários de saúde e da Vigilância Sanitária, funcionários dos CRA’s (Centros de Referência de Assistência Social) e professores da rede de ensino.
O desligamento do sinal analógico de TV na região do Vale do Paraíba acontecerá no dia 29 de novembro e a Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar e divulgar este processo, especificamente para as famílias de menor renda que estão cadastradas nos programas sociais do Governo Federal.
Jacareí possui 15.632 famílias que estão cadastradas em algum programa do Governo Federal e, por isso, têm o direito de receber o kit para TV digital com antena e conversor.
Agendamento – As famílias cadastradas já podem fazer o agendamento para a retirada dos kits por meio do telefone 147 ou pelo portal da Seja Digital (www.sejadigital.com.br). É necessário que o beneficiário tenha em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).
Mudança- Com o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de TV, a população terá acesso ao sinal digital, que tem melhor qualidade de áudio e imagem. As operadoras de telefonia celular usarão a radiofrequência dos 700 MHz, antes ocupada pelo sinal analógico, para expandir o 4G no Brasil.
A expectativa é que todas as cidades do país sejam migradas para o sistema digital até 2023.
(Carolina Xavier/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)