Jacareí conquista 4º lugar em etapa estadual do Conselho Federal de Odontologia

Jacareí conquistou o quarto lugar na etapa estadual do Prêmio do Conselho Federal de Odontologia de Saúde Bucal em 2018, na categoria ‘Municípios com 50 mil a 300 mil habitantes’, tendo como base nacional os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

Para a premiação, foram levados em conta critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica especializada, vigilância e remuneração.

Segundo a Secretaria de Saúde, um dos destaques foram os quesitos controle social, em que se apresentou no COMUS (Conselho Municipal de Saúde) o Norteador de Saúde Bucal do Município, onde constam as ações de saúde bucal do município, no âmbito da promoção, prevenção, tratamento básico e especializado em saúde bucal.

Quanto a promoção de saúde bucal, a pasta comprovou as ações por meio de programas como o ‘Saúde Nota 10’, onde há várias estações que avaliam os alunos do primeiro ano do ensino fundamental.

Além disso, anualmente, a pasta promove, juntamente com a vacinação dos idosos contra a gripe, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, onde em todas as Unidades de Saúde são ofertados o exame da cavidade oral, face e pescoço, com o intuito de orientar e prevenir o câncer bucal.

A Premiação: Instituído em 2005 pelo CFO e os Conselhos Regionais, com apoio do Ministério da Saúde, o prêmio tem reconhecido o trabalho desenvolvido por municípios que investem em ações de saúde bucal. Inicialmente chamada de ‘Brasil Sorridente’, a partir de 2018 a iniciativa passou a ser tratada como Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal.

Para isso, os municípios são divididos em três grupos distintos, com fins de avaliação divididos em municípios com até 50.000 habitantes, municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes e municípios com população a partir de 300.001 habitantes.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)