Jacareí comemora Dia do Meio Ambiente com boas práticas em meio à pandemia

Nesta sexta-feira (5), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça a importância de boas práticas mesmo em meio à pandemia do Coronavírus no mundo.

“As ações não param”, destaca a secretária de Meio Ambiente de Jacareí, Rossana Vasques. “Sempre nos preocupamos em montar uma programação extensa de atividades nesta semana, como fizemos em anos anteriores, com a participação dos alunos da rede municipal, parceria com empresas e instituições escolares da cidade, com exposições, palestras e oficinas, mas para este ano, com a COVID-19, somos ‘convidados’ a pensar e refletir sobre os impactos que o ser humano vem causando ao planeta e à vida”.

Segundo a secretária, por outro lado, muitas pessoas estão em casa, aumentando o consumo de alimentos, energia, água e elevando a produção de resíduos úmidos ou secos, consideravelmente. “Novamente, somos provocados: o que temos feito com estes resíduos? Separamos e descartamos corretamente? Temos consciência que, praticamente, todos eles podem ser reciclados ou reutilizados? Lembramos que podem gerar renda e contemplar alguns mais necessitados e/ou mais comprometidos com um planeta, cidade, bairro mais sustentável e agradável de se habitar?”.

Ela explica que, desde meados de março, várias ações e propostas de educação ambiental do município estão suspensas ou foram adiadas (trilhas educativas e ecológicas, vivências na natureza, orientações sobre correto descarte, doação e orientação sobre plantas medicinais, Projeto Viver o Viveiro, plantios com alunos) e, até mesmo, o brincar nas praças e parques está limitado.

Mas, ao mesmo tempo, a Secretaria de Meio Ambiente continua a desenvolver ações para atender ao Meio Ambiente com qualidade. Confira os serviços que estão funcionando normalmente:

Junho – Coleta Seletiva de Resíduos Secos de segunda a sábado, Coleta de Resíduos Domiciliares (úmidos) diurna e noturna, também de segunda a sábado, Cata-Treco aos sábados, atendimento nos nove LEVs (Locais de Entrega Voluntária), varrição de ruas e capina. Para saber todo o cronograma, dias e horários dos serviços, é só entrar no site da prefeitura e conferir o calendário de serviços da Secretaria de Meio Ambiente.

A limpeza e a retirada de entulho e resíduos descartados em pontos viciados também continuam. “Mantemos uma equipe de fiscalização que atende denúncias e reclamações, bem como fiscalizam as ruas. Manter a limpeza da cidade é responsabilidade de todos, e pequenas atitudes podem transformar o convívio em sociedade. Solicitamos o apoio da população no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta, e também em evitar jogar materiais em praças e no meio de canteiros e avenidas”, completou a secretária.

Higienização – Serviços de higienização e sanitização também vem sendo feitos nas ruas da cidade desde março. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contratou uma equipe da empresa Ambiental para fortalecer esta higienização e sanitização nas praças centrais, nas rodoviárias nova e velha, no entorno do Mercado Municipal, no entorno das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos pontos de ônibus do município.

Coleta em tempo de isolamento  Seguindo as orientações do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), a Prefeitura de Jacareí informa para a população que existem medidas recomendadas para pessoas com sintomas de gripe ou em isolamento domiciliar. “As pessoas devem se preocupar com o descarte e seguir as recomendações para proteger a saúde dos coletores e das pessoas que trabalham na operação do Aterro Sanitário”, explicou a secretária.

“A sustentabilidade de nossa cidade é nossa responsabilidade. E a conscientização é resultado de uma educação diária.  Por isso, é fundamental incentivar o cuidado com os nossos recursos naturais e lembrar a cada pessoa que se o Meio Ambiente é público, ele é seu também”, completa Rossana, neste dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Legenda: Serviços de coleta e limpeza da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí