Jacareí Bicicross disputa mundial na Colômbia

Escutar áudio do texto

Três atletas do Jacareí Bicicross Clube/Secretaria de Esportes e Recreação embarcam neste final de semana para Medellin, na Colômbia, onde disputarão o Campeonato Mundial de BMX, entre os dias 25 e 29 de maio, o maior do planeta com a participação de mais de 2.000 pilotos do mundo todo. O evento tem supervisão da UCI (União Ciclística Internacional) e o Brasil será representado por cerca de 50 pilotos.

Os pilotos de Jacareí disputarão as provas em dois dias, nas categorias cruiser e men. O piloto Elton Denner Pires disputará na categoria Cruiser 17/24 anos e Aro 20. Tiago Brasil (30/34 anos) e Edmilson Bilu Gomes (35/39 anos) disputarão a Men e a categoria 30 anos e Acima com bicicletas aro 20.

Expectativa – Elton foi campeão da categoria 17/24 anos em 2015, no Campeonato Continental, na Argentina. Já Edmilson Bilu sagrou-se vice-campeão na Cruiser, em 2012, na Bolívia.

Estamos indo para o maior campeonato do mundo, onde se encontram os melhores pilotos. É preciso contar também com um pouco de sorte, mas estou preparado. Fizemos treinos fortes também na academia e na pista voltado pra resistência, pois a pista por lá é maior que aqui no Brasil, tem 450 metros”, disse o piloto Edmilson Bilu.

História – O BMX surgiu nos anos 70, na Califórnia (EUA), quando jovens com suas bicicletas tentavam imitar seus ídolos do motocross. Uma década depois, Bob Haro apareceu com uma bicicleta especial para fazer malabarismos free style.

Em 1981 foi fundada a Federação Internacional de BMX e em 1982 aconteceu o primeiro campeonato mundial. A modalidade competitiva foi integrada à UCI (União Ciclística Internacional) em 1993 e entrou para os Jogos Olímpicos em 2008 – Pequim (China) – nas modalidades contra-relógio e circuito.

(Zé Júnior/PMJ)