Investimento Turístico: Mercadão será revitalizado e ganhará a ‘Casa do Artesão’

O prefeito Izaias Santana assinou um convênio na manhã desta quinta-feira (05), que irá garantir o repasse de R$ 594 mil para as obras de infraestrutura turística.

Jacareí terá uma grande novidade: o tradicional Mercado Municipal (Mercadão) será totalmente revitalizado e modernizado e ainda receberá a construção da ‘Casa do Artesão’. Além de ser o grande referencial de comércio do município, o local é um tradicional ponto de turismo e cultura.

A boa notícia foi confirmada na manhã desta quinta-feira (05), quando o prefeito Izaias Santana (PSDB) assinou um convênio com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Por meio deste convênio será disponibilizada a verba de R$ 594 mil para a revitalização do Mercado Municipal e criação da ‘Casa do Artesão’. Até o final deste ano poderá ser utilizado 20% deste montante (primeira etapa). Em 2020 poderá ser utilizado 60% do repasse (segunda etapa), e os outros 20% serão utilizados para finalização da obra (terceira etapa).

O Conselho de Turismo de Jacareí (COMTUR) também já aprovou o projeto.

LEGISLAÇÃO – Em 2018 foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 348/17 de autoria do deputado estadual, André do Prado (PR), que classifica a cidade de Jacareí como Município de Interesse Turístico (MIT).

Na prática, a lei garante para Jacareí o selo MIT e um repasse anual de até R$ 600 mil (dependendo dos projetos aprovados, para garantir o teto do repasse), visando o investimento na área turística do município.

MERCADÃO – A história do Mercado Municipal de Jacareí confunde-se com a da própria cidade. O primeiro prédio foi construído em 1876, com paredes de taipa. As obras foram totalmente concluídas em 1906.

A primeira grande reforma ocorreu na década de 1920, quando a fachada ganhou revestimento de tijolos aparentes. O prédio antigo, no entanto, não sobreviveria aos tempos modernos. Em 1959, foi demolido para dar lugar à atual construção, que foi aberta ao público em 1962.

Atualmente, o Mercadão conta com 120 boxes, distribuídos em 12 “ruas”. É possível encontrar uma grande variedade de mercadorias, que vão desde hortifrutigranjeiros, flores, peixes, carnes, artigos religiosos, cereais, ervas, bijuterias, artesanato e eletroeletrônicos.

ATUAÇÃO – O evento de assinatura do convênio contou com a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito Edgard Sasaki, presidente da Câmara Municipal Abner de Madureira e da Diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Daniela Cambuzano.