Inverno Cultural traz muita música e dança no fim de semana

Espetáculos de dança são a dica na manhã de domingo. Crédito: Valter Pereira/PMJProgramação começa sexta com Quinteto Spalla no EducaMais Centro

Quinteto Spalla, Coro de Arujá, espetáculo de dança do Monique Paes Studio, Jazz e Divas e Mercadão Vivo ditam o ritmo neste fim de semana do Inverno Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

As atrações começam na sexta-feira (1) com O Quinteto Spalla de metais, às 20h, na Sala de Espetáculos do EducaMais Centro (Rua Alfredo Schürig, 20). Entrada gratuita.

Formado pelos músicos Raphael Felipe (trompete), Ricardo Ferraz (trombone), Jesus Salatiel (tuba), Márcio Irineu (trompete) e Eli Angelo (trompa).

Raphael Felipe explica que, a princípio, o quinteto tinha como objetivo a pesquisa do repertório erudito e popular e a extensão da música de qualidade. Hoje, além de concertos programados para teatros e auditórios, o Spalla realiza vários tipos de eventos, inclusive concertos didáticos, o que mostra a versatilidade desses cinco músicos. “É importante destacar as diversas faces que o quinteto pode assumir indo da seriedade de um concerto erudito às brincadeiras de uma apresentação de caráter informal, educativo e cultural”, ressalta.

Coro de Câmara do Vale – No sábado (2), às 19h, o Inverno Cultural apresenta o encontro entre o Coro Infanto Juvenil da Escola Municipal Livre de Música de Arujá “Edmundo Ramos Barbosa” e o Coro de Câmara do Vale do Paraíba, formado pelas sopranos Elisangela Akazawa e Patrícia Bessa, a contralto Nathalia Soares, o tenor Murilo Sousa, o barítono Rodrigo Lopes e o baixo Jackson Isaltino. A apresentação também acontece na Sala de Espetáculos do EducaMais Centro e tem entrada gratuita.

O Coro de Arujá é formado por 36 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade. São alunos que estudam instrumentos como violão, guitarra, teclado, piano, flauta-doce e percussão. Na apresentação em Jacareí estará sob a regência do professor e barítono Rodrigo Lopes e acompanhados pela pianista Silvana Petersen. O repertório inclui “Quadrilha” (Poesia: Carlos Drummond Andrade / Música: Vieira Brandão), “Minha namorada” (Tom Jobim / Vinicius de Moraes), “Ave Verum Corpus” (Wolfgang Amadeus Mozart), entre outras.

Já o Coro de Câmara do Vale do Paraíba apresenta um repertório com composições do Renascimento, Barroco e da Música Colonial Brasileira – incluindo a música feita no Vale do Paraíba neste mesmo período. “O foco de seu trabalho é a interpretação historicamente informada e a pesquisa de sonoridades adequadas à interpretação das peças, tanto do gênero sacro – predominante em seu repertório – quanto do gênero profano”, comenta Lopes. No repertório estão “Missa Brevis – Kyrie” (Giovanni Perluigi da Palestrina), “Christe, adoramus te” (Cláudio Monteverdi), “Stabat Mater” (Giovanni Battista Pergolesi), entre outros.

Dança e Jazz no domingo – Na manhã de domingo (3), a dica é para os apreciadores da dança. Às 10h, acontece a Mostra de Talentos “Paixão pela Dança”, do Monique Paes Studio de Dança, no EducaMais Jacareí – Av. Davi Monteiro Lino, 3595. Os ingressos custam entre R$30,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

E à tarde, a partir das 16h, no Parque da Cidade, a cantora Cinthia Jardim é a convidada do Jazz e Divas. O show ao ar livre faz parte do projeto de iniciativa do grupo Travessia Cultural e beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com incentivo da empresa Jacareí Transporte Urbano.

Durante as apresentações, as “divas” são acompanhadas por seis músicos. Além de Clevinho (sax e flauta), integram a banda Anderson Delavéquia (trompete), Rodrigo Lopes (teclados), Wilton Rogers (baixo), Ricardo Pescara (guitarra) e Binho Pinto (bateria).

Programação:

1/7 – 20h

Recital “Quinteto Spalla de Metais”

Direção Musical: Rafael Felipe

Local: Sala de Espetáculo do EducaMais Centro (Alfredo Schürig, 20)

2/7 – 10h às 13h

Mercadão Vivo – Trio Brasuca com Raphael Felipe (trompete e flugel horn), Luiz Rogério (saxofone) e Felipe Rufato (teclados)

Local: Mercado Municipal

2/7 – 19h

Coro Infanto Juvenil da Escola de Música de Arujá e Coro de Câmara do Vale do Paraíba

Regente: Rodrigo Lopes

Local: Sala de Espetáculos do EducaMais Centro (Rua Alfredo Schürig, 20)

3/7 – 10h

Mostra de Talentos: “Paixão pela Dança”

Realização: Monique Paes Studio de Dança

Local: EducaMais Jacareí (Av. Davi Monteiro Lino, 3.595).

Ingressos R$30,00 (inteira) e R$20,00 (meia)

3/7 – 16h

Projeto Jazz e Divas com Cinthia Jardim