Instituto firma adesão ao programa Bem Morar

Escutar áudio do texto

A Fundação Pró-Lar firmou parceria com a ETEC INESP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa) para a execução de obras do programa Bem Morar. O acordo de cooperação assinado pela presidente da Fundação, Rosa de Fátima Rangel França, e o representante da ETEC, Álvaro Lisboa Ferreira Júnior, na quinta-feira (3), prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de programa, execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários.

O programa Bem Morar visa à realização de reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias de baixa renda por meio de parcerias entre a iniciativa privada e entidades sociais. A parceria está prevista no edital, publicado no Boletim Oficial do Município de 30 de junho de 2017, disponível no site www.jacarei.sp.gov.br.

Ferreira Júnior explica que a cooperação com o programa Bem Morar vai além da contribuição social. “Também é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Sendo que toda a experiência vai ser atestada ao final do curso como parte do histórico de cada estudante”, ressalta. As ações voluntárias serão desenvolvidas por um grupo de 32 alunos dos cursos técnicos de Edificação e Segurança no Trabalho, sob a orientação de professores e supervisão geral da equipe técnica da Fundação Pró-Lar.

Voluntários – Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba de R$1 milhão, disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas. Os materiais são custeados com verba da Pró-Lar.

Assim que tomou conhecimento da possibilidade de atuar como voluntário no programa Bem Morar, o jardineiro Rogério Aparecido Gonçalves, 42 anos, procurou a Fundação Pró-Lar. “Sei a dificuldade que as pessoas têm para fazer uma reforma, pois a gente tem de se preocupar primeiro com a comida e a casa vai ficando para depois. E aprendi na minha família o quanto é importante colaborar com a comunidade, com os nossos vizinhos, com o pouco que a gente sabe. Por isso, resolvi me inscrever como voluntário”, comenta.

Assim como o jardineiro Gonçalves, outros voluntários têm procurado a fundação para ajudar na execução do Bem Morar. “Estamos em constante contato com as entidades e associações dos bairros das famílias incluídas no programa para o cadastramento desses volntários”, diz Fátima França.

A presidente explica ainda que as pessoas cadastradas para colaborar com a mão-de-obra na execução das reformas serão inseridas no curso de capacitação, oferecido gratuitamente pelaETEC INESP.

(Rosana Antunes / PMJ –  Foto: Alex Brito/PMJ)