Iluminação Pública: O passo a passo correto para solicitar o serviço

Confira o que a Prefeitura de Jacareí tem feito para garantir o serviço em toda a cidade

Está com algum tipo de problema na iluminação pública da sua rua ou até mesmo na rua do seu trabalho, ou do colégio dos seus filhos? Para resolver é fácil. Desde o mês de setembro de 2017, todas as solicitações sobre reparos na iluminação devem ser feitas exclusivamente pelo telefone do Atendimento ao Cidadão 0800 16 30 10.

A responsabilidade pelo recebimento da demanda é do Atende Bem, que de segunda a sexta-feira entre 7h e 18h, recebe os pedidos de manutenção. A solicitação também pode ser feita através do link http://bit.ly/1SUVOd6. Basta clicar e selecionar a opção “Serviços de Iluminação Pública”.

“Todo o trabalho de manutenção da iluminação pública é realizado por uma empresa terceirizada, orientada e fiscalizada por nossa secretaria. É importante que a população saiba que a Secretaria de Infraestrutura acompanha, orienta e fiscaliza o tempo de resolução das solicitações e ainda atua na cobrança de melhorias dos serviços desempenhados pela empresa prestadora do serviço”, destaca o diretor de Manutenção e Conservação Civil, Fuade Boaceff.

Para que o serviço seja realizado com a máxima excelência, a Diretoria de Manutenção e Conservação Civil criou duas equipes de apoio noturno, uma que audita o trabalho da empresa responsável pela manutenção e outra que faz abertura de chamados por regiões da cidade. “Desde que criamos as equipes, a eficácia do serviço prestado aumentou em 90%, e o número de lâmpadas queimadas na cidade diminuiu consideravelmente”, pontua Fuade.

De acordo com a pasta, quando em janeiro de 2018, a iluminação pública passou a ser de responsabilidade da Diretoria Manutenção e Conservação Civil, havia 203 processos físicos parados, além de indicações e ofícios de vereadores desde o ano de 2012.

De todos os processos, 26% eram solicitações referentes à instalação de Kits de Iluminação, outros 26% solicitações de implantações e ainda 48% divididos em substituição e realocação de poste, expansão e melhorias, além de mais de 1.200 processos eletrônicos parados sem conclusão no sistema.

“Realizamos vistorias in loco para atualizarmos as solicitações. Começamos dos mais antigos, referentes ao ano de 2012 para o ano de 2018. O que é de nossa competência tem sido feito de acordo com os prazos e disponibilidade financeira da pasta”, destaca o diretor.

Prazos para Atendimento – A partir do momento em que o munícipe realiza a solicitação, os prazos para o atendimento funcionam da seguinte maneira: 24 horas para casos isolados de lâmpadas apagadas; 12 horas para casos de mais de duas lâmpadas apagadas na mesma rua; 5 horas ou menor tempo possível, para caso que exponha risco a vida.

Para realizar a solicitação, a diretoria recomenda alguns cuidados para que o atendimento seja otimizado. No caso de lâmpada queimada, por exemplo, é indicado que a população abra o chamado via telefone e internet, pois assim, as ferramentas encaminham automaticamente as demandas à empresa prestadora de serviço.

Os casos de Instalação de kits de iluminação, implantação e expansão, demandam um pouco mais de tempo, devido à necessidade de orçamento, vistoria, aprovação e execução. Todas as etapas do processo desses casos acontecem em um mês e as solicitações podem ser feitas via telefone, site ou presencialmente no Atende Bem, localizado no Paço Municipal.

Nos casos de realocação de poste, a população deve realizar o pedido junto a EDP Bandeirante Energia. De acordo com a diretoria, o processo era feito via prefeitura por existir a taxa da Contribuição de iluminação Pública (CIP), porém, atualmente a prefeitura não conta com a taxa, de acordo com a resolução normativa de 414, de 9 de setembro de 2010 – ANEEL.

Serviço:
Atendimento ao Cidadão

Atende Bem
Praça dos Três Poderes, 73 – Centro
das 7h às 18h (com retirada de senhas até às 17h40)

Link para acesso à abertura de chamados:

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)