II Jornada da Cidadania acontece a partir de segunda-feira (12)

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro acontece, no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Jacareí, a II Jornada da Cidadania.

O evento é uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jacareí, Prefeitura Municipal de Jacareí, Secretarias de Assistência Social, Educação e Esporte.

No dia 12 de novembro, às 13h30, acontece a pré-abertura com uma palestra da professora Julia, refletindo com os jovens sobre a Consciência Negra nos dias de hoje.

Na terça (13), a partir das 9h, a programação contará com recital de poesias e músicas de produção dos adolescentes, batalha de street dance e rugby. No dia seguinte, dia 14 de novembro, a partir das 9h, acontecerá a segunda parte do recital de poesias e apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Jacareí, feira de direitos e um fanzine, promovido pelo Coletivo de Mulheres ‘Nandi’.

Segundo a organização do evento, todas as apresentações que serão realizadas na jornada foram baseadas nos ‘Sete Novelos’, conto africano em que sete irmãos que brigam muito entre si perdem o pai e, no testamento, o pai pede que os irmãos aprendam a fazer ouro com sete fios de novelo colorido.

Caso falhem, serão expulsos de casa, sem receber a herança. Assim, toda a história é baseada em companheirismo e no trabalho em conjunto. Este conto é baseado no feriado de Kwanzaa, uma comemoração que tem início em 26 de dezembro e acaba no primeiro dia de janeiro. Durante esses dias, são evocados os princípios de umoja (unidade), kujichagulia (autodeterminação), ujima (trabalho coletivo), nia (propósito), kuumba (criatividade) e imani (fé).

O Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Jacareí fica na Rodovia Presidente Dutra, km 173, no bairro Chácaras Reunidas do Igarapés.

(Victor Copola/PMJ)