II Fórum sobre população em situação de rua discute fluxo migratório

O evento discutiu as políticas públicas para as pessoas em situação de rua e apresentou o mapeamento dos serviços municipais para esta população

A vida na rua tem um marcador de tempo diferente, definido pelas perdas, pela indiferença e pelo sofrimento de incertezas. A complexidade que leva uma pessoa às ruas é subjetiva e individual. Dessa forma, é necessário olhar com atenção para os serviços que chegam até essa população e buscar a eficácia nas políticas públicas.

Com essa missão, a Secretaria de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (31), o II Fórum sobre população em situação e rua, no auditório da Secretaria de Educação. A temática deste ano ‘Fluxo Migratório’, levou uma reflexão dos presentes sobre as políticas de passagem e circulação da população de rua que passa por Jacareí.

O doutor em política pública e serviço social pela Universidade Estadual de Londrina, Luciano de Oliveira, trouxe o debate sobre ‘População em processo migratório’. Com experiência na coordenação da política de atendimento à população em situação de rua nos municípios de Araraquara e São Carlos, Luciano reforçou a necessidade de repensar nas políticas de transição.

O coordenador de tráfego da EcoPistas, Gustavo Pereira Davila, falou sobre as ações de segurança de abordagem nas rodovias. O engenheiro enfatizou que, nos últimos anos o número de andarilhos aumentou no trecho que compreende a concessionária e que para a garantia da segurança desses trecheiros, são realizadas companhas sobre prevenção de acidentes para a conscientização dos condutores.

Com foco na exposição do mapeamento da população de rua do município, a supervisora de unidade do serviço especializado em abordagem social do Centro Pop, Priscila Nunes dos Santos, apresentou as informações coletadas de abril de 2018 até abril deste ano. Ao todo, foram 171 pessoas abordadas com o objetivo de traçar o perfil da população adulta em situação de rua e proporcionar dados da gestão para adequação dos serviços ofertados.

A supervisora de unidade da Casa de Passagem, Angela Maria de Santana falou sobre os serviços do equipamento e sobre as novas instalações, inaugurada em julho deste ano. Carlos Eduardo Schott Lemes, auxiliar de enfermagem, também apresentou o trabalho do Consultório na Rua, uma parceria da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria de Saúde.

Mesmo de férias, a secretária de assistência social, Patrícia Juliani, esteve presente no evento e pontuou a dedicação de toda equipe da secretaria para a realização de políticas públicas qualificadas para a população de rua. “É necessário empatia para se colocar no lugar do outro e oferecer serviços municipais dignos, qualificados e sem julgamentos para as pessoas em situação de rua que estão em Jacareí e passam por aqui”, disse.

Estiveram presentes também no II Fórum sobre população em situação e rua, o prefeito municipal Izaias Santana, o vice-prefeito Edgar Sasaki, representantes do Poder Legislativo e dos conselhos municipais de assistência social, funcionários das secretarias de assistência social e de saúde e usuários do Centro Pop e da Casa de Passagem.

No fim do evento, houve um momento exclusivo para participação das pessoas e esclarecimentos de dúvidas.