Idosos participam de trilha no Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal de Jacareí recebeu nesta quarta-feira (17), 30 idosos do SESC Taubaté para uma trilha monitorada. Segundo o gerente Marcos Avlis, o local está adaptado para receber esse público. O Viveiro fica localizado no Campo Grande, na estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, a cinco minutos do Centro.

O espaço continua recebendo os serviços de revitalização em seus 600 mil metros quadrados, principalmente nos trechos de trilhas. Os trabalhos de limpeza no local foram iniciados há cerca de quatro meses pela Secretaria de Meio Ambiente. “Recentemente, iniciamos a limpeza e manutenção da maior trilha do Viveiro”, disse o gerente.

A estrada interna do Viveiro que mede 2,3 km também foi toda restaurada, permitindo uma ronda mais rápida e segura por parte dos guardas municipais. Uma outra equipe do Viveiro cuida da produção de mudas e da manutenção das espécies existentes para doação e plantio.

Estamos muito próximos de iniciarmos as produções de mudas”, afirmou Avlis. “Daremos início pelas frutíferas e ornamentais, pois crescem mais rápido nos permitindo suprir necessidades momentâneas de plantio e doação”, explicou. A área possui um estoque de mudas, já organizado por espécies, para iniciar a distribuição aos munícipes, com espaço para entrada de veículo. “Hoje contamos com, aproximadamente, 3 mil mudas prontas para serem plantadas, com cerca de 1,80 m”, informou o gerente.

O viveiro possui mais de 400 espécies de árvores (nativas, exótica, ornamentais e frutíferas), de pequeno, médio e grande porte. Na área reflorestada do Viveiro, algumas chegam a 30 metros de altura, como o Guapuruvu, o Chichá, o Eucalipto e a Palmeira Imperial.

Além das espécies brasileiras, há também no viveiro espécies dos continentes Asiático, Africano e Oceania. “Porém, caso necessitemos de alguma espécie fora do padrão de distribuição, utilizamos as sementes dessas 400 plantadas no Viveiro e outras espalhadas pela cidade”, disse o gerente.

O viveiro possui 20 hectares (200.000 metros quadrados) de área reflorestada e 40 hectares (400.000 metros quadrados) a ser reflorestado. Algumas espécies brasileiras encontradas no Viveiro estão ameaçadas de extinção como o Pau Brasil, Palmeira Juçara e Jequitibá-rosa.

(Marta Fernandes/PMJ)