Idosa retoma vida social após frequentar Casa Viva-Vida

Escutar áudio do texto

Quem frequenta o Centro de Convivência do Idoso ‘Casa Viva-Vida’ com certeza conhece a Izolete Ramalho, de 77 anos. Sempre arrumada e dona de um sorriso cativante, Izolete é uma frequentadora assídua do local há mais de oito anos.

No entanto, o que muitos não sabem é do papel fundamental do Centro de Convivência na retomada dos vínculos sociais da idosa, que tem uma história de vida surpreendente.

Após a perda de duas filhas, uma causada por câncer de mama e outra por falência dos rins, Izolete conta que foi perdendo a vontade de viver. “Eu acabei largando a profissão de cabeleireira, os amigos e acabei me isolando de vez. Quase não tinha mais vontade de viver”, comentou.

No entanto, após muita insistência de uma amiga, a cabeleireira acabou indo conhecer a Casa Viva-Vida e conta que a paixão foi imediata. “Logo comecei a fazer as oficinas e frequentar os bailes, pois amo dançar. Já fiz cursos de ginástica, alongamento, dança cigana e oficinas para a mente”, disse.

No último dia 13, Izolete passou a faixa de ‘Miss Melhor Idade’, após conquistar a primeira colocação na competição do ano passado.“Fui segunda colocada em 2016 e conquistei o primeiro lugar em 2017. Faz um bem danado pra autoestima”, contou.

Além da retomada social, as visitas ao Viva-Vida acabaram por auxiliar em outros setores da vida dela. “Voltei a atender algumas clientes como cabeleireira. Hoje mesmo, por exemplo, tenho clientes agendadas a tarde”.

Mas para quem acha que os dias da ‘jovem-senhora’ não podiam ser mais animados, ela surpreende mais uma vez. “Não consigo abrir mão de uma cervejinha com a minha filha, Carla, que me acompanha nos eventos aqui do centro”, comentou.

Emocionada, a filha conta que todas as vezes em que a mãe vem fazer às oficinas volta muito melhor. “Mesmo eu tendo toda a disponibilidade do mundo para minha mãe, sei que a troca de experiências com outras pessoas da idade dela são muito enriquecedoras e fazem a diferença”, explicou Carla, 44 anos.

“Eu tenho muita serenidade e certeza ao afirmar que, se eu não tivesse vindo ao Centro de Convivência do Idoso, com certeza já teria falecido”, finalizou Izolete.

Serviço – O Centro de Convivência do Idoso ‘Casa Viva-Vida’ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Itapira, 260, no Jardim Mesquita. Mais informações sobre os cursos e oficinas podem ser obtidas pelo telefone (12) 3953-2819.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)