Hospital São Francisco terá setor de radioterapia

Na tarde desta quarta-feira (18), no Hospital São Francisco, teve início a obra de construção de um setor dedicado à radioterapia, financiado pelo Ministério da Saúde.

A cerimônia de apresentação do projeto contou com a presença do prefeito Izaias Santana, da secretária de saúde Rosana Gravena, de Leonardo Vianna representando o Ministério da Saúde e do vice-presidente da Associação Casa Fonte da Vida, Pedro Guimarães.

A previsão é de que o novo setor comece a operar em agosto de 2019, sendo dez meses para construção do espaço e dois meses para aquisição do maquinário e treinamento dos funcionários.

Pedro Guimarães comentou que “essa é uma experiência muito positiva para a instituição. É um momento de tornar o hospital ainda mais importante para nossa população”.

A ação visa oferecer um atendimento mais próximo para as cidades da região, fortalecendo assim a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer, instituída pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, explicou que essa obra facilitará na condução do tratamento do paciente. “Essa novidade é um alívio, pois possibilita que nosso sistema de saúde continue o tratamento do paciente. Atualmente, com o envio do mesmo para outras cidades, acabamos perdendo parte importante da recuperação”, explicou a secretária.

No ano passado, o setor de oncologia do Hospital São Francisco realizou 1.276 internações, 10.894 consultas e 8.996 sessões de quimioterapia. Destes, 80% são atendimentos para o SUS (Sistema Único de Saúde). Ainda segundo o hospital, esses números representam um aumento de 500% na demanda oncológica em relação ao ano anterior.

Plano de Expansão da Radioterapia: Segundo o Ministério da Saúde, o Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (Sistema Único de Saúde) tem por objetivo reduzir a defasagem assistencial e atender demandas regionais de assistência oncológica e demandas tecnológicas no sistema público de saúde.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)