Hospital Regional de São José dos Campos deverá diminuir demanda reprimida de procedimentos de saúde em Jacareí

O Vale do Paraíba ganhou, nesta segunda-feira (2), um novo hospital regional de alta complexidade. Instalado em São José dos Campos, o hospital estadual deverá diminuir a demanda reprimida de procedimentos de alta complexidade de pacientes de Jacareí, e oferecerá apoio diagnóstico por imagem e especialidades como ortopedia, traumatologia, neurologia e cardiologia.

As maiores demandas de Jacareí em procedimentos de alta complexidade, que é de responsabilidade do Governo Estadual, são neurocirurgia, ortopedia, cirurgia vascular e cateterismo.

O Hospital Regional está equipado com 180 leitos, dos quais 40 são de UTI, oito salas cirúrgicas, além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia. A unidade vai oferecer, por ano, 10 mil internações, cinco mil cirurgias, três mil consultas e realizar mais de 20 mil exames.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, ficou otimista com a inauguração do Hospital Regional. “Um hospital com uma estrutura de extrema qualidade, próximo a nossa cidade e que contribuirá para maior fluidez da demanda reprimida de procedimentos de alta complexidade do município”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin; do secretário do Estado de Saúde, David Uip; do Prefeito de Jacareí, Izaias Santana; da secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena; além de lideranças políticas da região, funcionários do hospital e equipes médicas.

A secretaria de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena, também comemorou a inauguração. “Um hospital de referência e que vem ao encontro das necessidades do município. Apesar de a responsabilidade ser do Estado para procedimentos de alta complexidade, é nosso dever articular para que o cidadão não seja prejudicado”, conclui.

“Pensamos na criação desta unidade, principalmente, para atender as cidades da região que não têm um hospital regional próximo. Além de São José dos Campos, os cidadãos de Jacareí, Igaratá, Santa Branca, Paraibuna poderão utilizar desses serviços especializados de saúde, que contribuirá, e muito, com os trabalhos das prefeituras na área de saúde”, afirmou o governador do Estado, Geraldo Alckmin, sobre o impacto que o hospital terá na região.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)