Horário dos ônibus permanece normal nas férias escolares

As linhas de ônibus do sistema de transporte coletivo do município voltaram a operar em horário normal nesta segunda feira (10), após a Secretaria de Mobilidade Urbana notificar a empresa responsável pelo transporte público na cidade. A redução do horário era uma prática adotada pela concessionária desde 2007.

Na última semana, a concessionária JTU (Jacareí Transporte Urbano) operou com horário de férias escolares, porém sem o consentimento da prefeitura. Além da reclamação dos usuários, funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana fiscalizaram as linhas de ônibus: Conjunto São Benedito – Vila Garcia (linha 19) e Rio Comprido – Balneário Paraíba (linha 11).

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, o contrato não permite que a empresa diminua as linhas sem autorização da municipalidade. “Estamos fiscalizando a empresa diariamente para que ela preste o serviço com qualidade à população. ”

“Ao sabermos desta redução nas linhas, fizemos a notificação extrajudicial e conseguimos garantir os ônibus para todos os trabalhadores que não saem de férias junto com as escolas”, explica o secretário.

O levantamento realizado pela prefeitura aponta que os trabalhadores são maioria entre os passageiros. Os estudantes representam menos de 15% do total de usuários do transporte público na cidade.

Atualmente, Jacareí dispõe de 26 linhas de ônibus que estão operando normalmente. Em junho de 2017, 1.123.606 passageiros foram transportados em 42.289 viagens.

(Luciana Valadares /PMJ Foto:Alex Brito/PMJ)