Habilitação permite repasse federal de R$ 3 mi para UPA Dr. Thelmo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dr. Thelmo de Almeida Cruz viabilizou o repasse de R$ 3 milhões por ano do Governo Federal para o custeio dos serviços da unidade.

O valor será repassado de forma fracionada e a Secretaria de Saúde receberá R$ 250 mil mensais, valor que somará ao restante já investido pelo tesouro municipal para as necessidades da unidade.

A habilitação acontece após processo burocrático entre o município e o Governo Federal para atender os requisitos obrigatórios quanto ao espaço físico da unidade, equipamentos e profissionais médicos.

Em 2017, a Secretaria de Saúde já havia conseguido a habilitação de um repasse de menor valor, pois a unidade só estava com o funcionamento da ala infantil. O aumento no repasse tem relação com o início das atividades da ala adulta, em janeiro de 2018.

Quanto mais vamos cumprindo os requisitos exigidos, mais chances nós temos de receber repasses federais. Esse é nosso objetivo, receber cada vez mais recursos que nos ajudarão a oferecer um serviço de qualidade para o nosso munícipe”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

O objetivo da Secretaria de Saúde, a partir de agora, é conseguir a qualificação da UPA Dr. Thelmo, que viabilizará ainda mais recursos, cerca de R$ 500 mil mensais. Porém, requer outras exigências nos critérios para a certificação.

Gestão – A UPA Infantil é administrada pela Organização Social (OS) Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que venceu chamamento público e faz a gestão plena das alas adulta e infantil da unidade. O contrato com a entidade é no valor de R$ 13,6 milhões com um aditivo de R$ 2,6 milhões, referente ao início das atividades da UPA Adulta, com duração de 12 meses e a possibilidade de renovação por outros 60 meses.

É de responsabilidade da entidade, sob supervisão da Prefeitura, toda a gestão de funcionários, contratação de médicos, manutenção de equipamentos, compra de materiais e todas as outras necessidades para oferecer um atendimento de qualidade à população.

Serviço: A UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz fica na Avenida Davi Lino, S/N, região central da cidade (próximo ao Parque da Cidade).

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)