Guarda Civil celebra 59 anos de fundação e recebe investimentos na corporação

A Guarda Civil de Jacareí completou 59 anos de fundação nesta quinta-feira (31). A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão realizou um evento para celebrar o aniversário da corporação, que é uma das mais antigas do Estado de São Paulo. A comemoração aconteceu no Parque da Cidade (região central), por volta das 10h.

O evento contou com a presença do prefeito Izaias Santana, vereadores, secretários municipais, representantes do 41º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), efetivo da Guarda Civil e da deputada estadual Letícia Aguiar (PSL), que destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na corporação.

A cerimônia contou também com a participação dos alunos do projeto ‘Tocando o Futuro’, que fizeram diversas apresentações musicais. Outro destaque da programação foi a homenagem aos ‘veteranos’, guardas civis municipais que se aposentaram recentemente. Durante o evento também foram entregues seis bicicletas, doadas pela Associação Comercial de Jacareí, que serão utilizadas pela Guarda Civil no patrulhamento da cidade.

A secretária de Segurança e Defesa do Cidadão, Eliane Nikoluk, parabenizou a  Guarda Civil municipal pelos 59 anos de história e destacou o esforço da corporação em trabalhar pela cidade de Jacareí, atendendo todas as ocorrências com determinação, além de exercer um excelente trabalho de prevenção de crimes e proteção da população.

O prefeito Izaias Santana afirmou que “a cidade agradece e reconhece o trabalho da Guarda Civil e entende que é o trabalho diário de vocês que cria um ambiente mais seguro e de mais proteção a vida”.

O evento se encerrou com uma grande operação chamada ‘Happy Day’ nas ruas de Jacareí, em prol do bem, tranquilidade e segurança pública da cidade.

Tocando o Futuro – O projeto Tocando o Futuro é a ‘menina dos olhos’ da Guarda Civil quando o assunto é prevenção. Há 15 anos o projeto foi criado com o intuito de ensinar cidadania por meio da música para crianças com idade entre 9 e 14 anos, no Conjunto São Benedito.

Aos poucos, a iniciativa foi conquistando a comunidade e hoje já alcança crianças em outros dois bairros da cidade. Neste semestre, o projeto foi ampliado para o Rio Comprido e Pagador Andrade. E segundo o supervisor do projeto, o guarda civil Ronaldo Cezar Sandi, também está sendo estudada a ampliação das atividades para mais dois bairros.

Além da garotada, o projeto também atende uma turma de adultos em sua sede no Conjunto São Benedito (rua Walt Disney, 59).