Grupo ‘Vaidosos’ transforma a qualidade de vida da melhor idade do Vila Zezé

Ao perceber um grande número de idosos ociosos, propensos a terem problemas de saúde na região do bairro Vila Zezé, uma iniciativa da Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) mudou e movimentou a qualidade de vida da melhor idade com a criação do grupo ‘Vaidosos’.

A ideia do grupo, que se reúne uma vez por mês, surgiu quando Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do território perceberam que idosos não tinham opções de atividades para ocupar o tempo livre e, com a contribuição de voluntários, criaram esse espaço de socialização e promoção à saúde.

Os assuntos abordados no grupo têm o objetivo de cuidar da saúde dos participantes de forma integral, não só relacionado à doenças, mas focado em temas de esportes, dança cigana, direito dos idosos, palestras sobre processo de envelhecimento, alimentação, psicólogos, fisioterapeutas, educador físico e muitas outras opções, sempre com alguma atividade de entretenimento.

A ACS Bruna Mello Rosa da Silva comemora os resultados. “No primeiro encontro vieram três pessoas e nos próximos foram aumentando gradativamente. Hoje, estamos com dezenas de idosos fiéis ao grupo e que, nitidamente, tiveram muita melhora em sua qualidade de vida

O nome do grupo vai além do sentido relacionado à vaidade e autoestima. “Demos esse nome para também nos referir ao verbo ir, de ‘vai idoso’, para estimular eles saírem de casa e buscarem novas atividadesproporcionando a oportunidade de relacionamento e criação de vínculo entre os idosos da comunidade, de modo que eles possam conversar e dialogar sobre temas frequentes, com a possibilidade, inclusive, de se ajudarem entre si”, explica o ACS Antonio Carlos de Faria.

Quando questionado sobre a principal diferença e mudança nos idosos depois do início do grupo, os agentes comunitários não têm dúvida em afirmar: “a alegria”.

Todos que participam dos encontros são voluntários, que solidários à causa defendida pela UMSF se dispõem a contribuírem com a causa. O território do Vila Zezé tem mais de dez mil pessoas e abrange os bairros Parque dos Príncipes, Jardim do Marquês, “Um trabalho de promoção à saúde, né? Temos um sentimento de dever cumprido, nos motivando ainda mais a fazer nosso trabalho com alegria”, afirma o ACS Izaias Coutinho Soares.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)