Grupo Matula encena “Um Conto Infinito” no EducaMais Jacareí

Escutar áudio do texto

Peça é inspirada na obra do escritor argentino Júlio Cortázar. Foto: DivulgaçãoNeste fim de semana tem teatro no EducaMais Jacareí. Na sexta (28) e sábado (29), às 20h, na Sala Ariano Suassuna, o grupo Matula sobe ao palco para a encenação do espetáculo “Um Conto Infinito”. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, no local – Av. Davi Monteiro Lino, 3595.

Livremente inspirado no conto “A saúde dos Doentes”, de Júlio Cortázar, o espetáculo trata das relações familiares complexas, e por vezes contraditórias, convidando o espectador a refletir sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

O texto é de Cássio Pires, direção de Marcelo Lazzaratto, música de André Abujamra e presença do ator convidado Dirceu de Carvalho.

Um Conto Infinito integra o projeto A Saúde dos Doentes, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Grupo Matula – O Grupo Matula Teatro é um coletivo de artistas que, junto a outras referências teatrais, integra a cena artística de Campinas (SP), região de considerada efervescência cultural do interior paulista, e realiza desde 2000 um trabalho de investigação contínua dentro e fora da cena.

Com uma linguagem própria, desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator que incluem diversos aspectos do fazer teatral: da criação e circulação de espetáculos à formação e elaboração de metodologias que possuem como foco os procedimentos que envolvem a experiência cênica.

Referência literária – Júlio Cortazar tem sido uma inspiração para as obras do Grupo Matula, que realizou em 2014 a montagem de “IMAGO-uma lua n´água”, inspirada na vida e obra do escritor argentino. Segundo o grupo, o desejo de realizar uma montagem de um conto específico do autor veio antes, porém não havia financiamento para a execução de um projeto com esta dimensão. Após a realização de IMAGO, veio a montagem inédita “Um Conto Infinito”, que integra as atividades do projeto “A Saúde dos Doentes”.

A interface com a literatura também referencia criações que tiveram como ponto de partida adaptação de contos de Hilda Hilst, Mia Couto e Julio Cortázar.

Sinopse – Na Buenos Aires da década de 1960, uma família tem de cuidar da matriarca que sofre de uma doença terminal e já não consegue mais sair da cama. O delicado equilíbrio das relações familiares é posto à prova quando um incidente obriga os membros da casa a redobrar os cuidados com a velha enferma. Livremente inspirada no conto “A Saúde dos Doentes”, de Julio Cortázar, a peça aborda uma situação-limite para abrir uma discussão sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

(Secretaria de Comunicação / PMJ)