Grupo de caminhada consegue estabilizar pressão alta e melhorar qualidade de vida

Escutar áudio do texto

Caminhada no Pq Cidade 400 (1)

Na manhã de segunda-feira (22) um grupo formado por 20 pessoas que moram na região do Jardim Emília vai fazer caminhada no Parque da Cidade, na região central de Jacareí. Caminhar no Parque da Cidade é uma atividade corriqueira para muitas pessoas no município, mas para esse grupo do Jardim Emília será uma novidade.

O grupo de caminhada foi formado há um ano na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UESF) do Jardim Emília somente com pessoas que sofrem de hipertensão (pressão alta) e diabetes como forma de tratamento de prevenção. O objetivo era manter um acompanhamento rotineiro dos pacientes, buscar a estabilização dos quadros de pressão alta e diabetes, estimular as pessoas a combaterem o sedentarismo e a melhorar a qualidade de vida.

Com reuniões às segundas e quintas-feiras às 7h15 da manhã, o grupo começou a fazer caminhadas em percursos próximos da UESF, que fica na rua Leonardo Gonçalves Caramuru. De acordo com a enfermeira Cecília Teodoro Almondes, coordenadora da unidade de saúde e responsável pela formação de grupos de saúde preventiva com moradores da região do Jardim Emília, antes de iniciar a caminhada, os profissionais da UESF medem a pressão arterial e verificam o peso de todas as pessoas.
“Temos planilhas de todas as pessoas que participam das caminhadas para acompanhar a evolução do tratamento e verificar os resultados”, afirma Cecília.
Segundo ela, os resultados mostram que houve estabilização nos quadros tanto de diabetes como de pressão alta entre os pacientes que participam das atividades físicas.     Antes de iniciar e após o término das caminhadas, as pessoas do grupo fazem alongamento e são acompanhadas por educadores físicos. “Nós também, de vez em quando, vamos até a Academia ao Ar Livre instalado na praça Benedito Nogueira para estimular as pessoas a fazer exercícios e, ao longo do ano, o grupo tem se mostrado cada vez mais participativo, motivado e contente com os resultados obtidos”, afirma Cecília.

Segundo ela, a caminhada do grupo, nesta segunda-feira, é considerada um evento para comemorar um ano de atividades e também um estímulo para que o grupo continue atuante. “É preciso incentivar as pessoas para que elas continuem motivadas e não se desanimem. Nós procuramos sempre fazer algumas atividades diferentes, como palestras com nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo, e programamos caminhadas com percursos diferentes”, afirma.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)